Atlético Nacional vence o Independiente Del Valle e conquista a Copa Libertadores

Da Redação (*)
esportes@hojeemdia.com.br
27/07/2016 às 23:53.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:02
 (AFP / RAUL ARBOLEDA)

(AFP / RAUL ARBOLEDA)

Festa em Medellín. Diante de um Atanasio Girardot  lotado, o Atlético Nacional (Colômbia) venceu o Independiente Del Valle (Equador) por 1 a 0,  nesta quarta-feira (27) e conquistou a Copa Libertadores. O gol do título foi marcado por Miguel Borja, aos oito minutos do primeiro tempo. Esse foi a segunda conquista da equipe colombiana, que havia levantado o troféu em 1989. 

Após empatarem em 1 a 1 no jogo de ida da decisão, as duas equipes protagonizaram uma partida bastante movimentada em Medellín. Dono da melhor campanha na competição (dez vitórias, três empates e uma derrota), o Atlético Nacional começou a partida pressionando o Independiente Del Valle e logo abriu o placar com Borja, após aproveitar o rebote do chute de Macnelly Torres, que bateu na trave.

Grande surpresa da competição, a equipe equatoriana conseguiu equilibrar a partida e chegou a levar perigo no final do primeiro tempo com o atacante José Angulo, que desperdicou a chance de empatar ao receber belo passe de Sornoza e finalizar por cima do gol. 

No segundo tempo o Nacional voltou a comandar as ações da partida. Com boa movimentação e o habitual toque de bola envolvente, a equipe comandada por Reinaldo Rueda criou algumas oportunidades de gol, mas não conseguiu ampliar  o placar. O Del Valle ainda reclamou de um penalti não marcado em Uchuari no início da segunda etapa.

Esse foi o terceiro título de uma equipe colombiana na Libertadores. Além do agora bicampeão Atlético Nacional, o Once Caldas levantou a taça em 2004. 

Com a conquista, o Nacional está grantido no Mundial de Clubes da FIFA, que será disputado em Dezembro, no Japão. Além da equipe colombiana, já estão garantidos no Mundial o o Real Madrid, atual vencedor da Liga dos Campeões, o América do México, campeão da Concacaf, e o Auckland City, representante da Oceania. Completam o torneio os vencedores dos torneios continentais da África e da Ásia e o campeão da atual temporada da liga japonesa. 

* Colaborou Lucas Borges

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por