Na pior atuação da temporada, o Atlético perdeu por 3 a 2 do Independiente del Valle, do Equador, nesta quarta-feira (6), no Estádio Rumiñahui, em Sangolquí, e não conseguiu cumprir os dois objetivos que tinha traçado para a partida: se classificar antecipadamente para as oitavas de final e seguir forte na briga pela melhor campanha geral da fase de grupos da competição continental.

Logo aos cinco minutos, Cabezas avançou pela esquerda, tentou o cruzamento para a área, a bola desviou no lateral Marcos Rocha e encobriu o goleiro Uilson.

A vantagem equatoriana durou pouco tempo, pois aos nove, Cazares lançou Junior Urso que chutou a gol. A bola desviou no zagueiro Mina e entrou.

A partir daí, a expectativa por uma reação atleticana deu lugar a 35 minutos lamentáveis da equipe de Diego Aguirre. Completamente dominado e sem a menor inspiração, o Atlético foi uma presa fácil para o Independiente del Valle, que fez o 2 a 1 aos 20 minutos, num lance em que contou com a ajuda do goleiro Uilson.

Em falta na entrada da área, o goleiro atleticano armou sua barreira protegendo o canto esquerdo e ficou atrás da barreira. Sornoza cobrou no canto direito e marcou sem dificuldade.

Aos 38, Leonardo Silva cortou com a mão um cruzamento de Julio Angulo e o árbitro marcou pênalti. No minuto seguinte, Sornoza cobrou sem chance para Uilson.

Na segunda etapa, Aguirre sacou Cazares para a entrada de Leandro Donizete. E o Galo diminuiu logo aos três minutos, com Lucas Pratto marcando de pênalti.

A atuação do Atlético não foi tão fraca quanto a do primeiro tempo, até porque isso seria difícil. Mesmo assim, a equipe não teve forças para buscar o empate que lhe garantiria pelo menos a classificação antecipada às oitavas de final.

A vaga na próxima fase deve ser confirmada pelo Atlético na quinta-feira (14), quando recebe o Melgar, do Peru, às 19h30, no Mineirão, podendo até perder por um gol de diferença.

Dependendo do número de gols marcados nos dois jogos da última rodada, até uma derrota para os peruanos por dois gols de diferença garantirá a vaga.

A classificação pode sair ainda nesta quinta-feira (7), mas para isso, o Colo Colo, do Chile, não pode vencer o lanterna Melgar, que ainda não pontuou, em partida que será jogada às 21h45, em Lima, no Peru.

Ficha técnica

Independiente Del Valle 3 x 2 Atlético
Data: 06/04/2016 (Quarta-feira)
Motivo: 5ª rodada da Copa Libertadores
Local: Estádio Rumiñahui, em Sangolquí (Equador)
Ind. Del Valle: Daniel Azcona; Núñez, Mina, Caicedo e Ayala; Rizotto, Orejuela, Julio Angulo (Tellechea), Sornoza (Uchuari) e Cabezas; Pita (José Angulo) Técnico: Pablo Repetto
Atlético: Uilson; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos (Lucas Cândido); Rafael Carioca, Júnior Urso, Luan, Juan Cazares (Donizete) e Robinho (Carlos César); Lucas Pratto Técnico: Diego Aguirre
Gols: Cabezas, aos 5', Júnior Urso, aos 9', e Sornoza, aos 20' e aos 39' (pênalti) do primeiro tempo; Lucas Pratto, aos 3' (pênalti) do segundo tempo
Cartões amarelos: Erazo, Robinho, Leonardo Silva
Cartões vermelhos:
Arbitragem: Dario Herrera, auxiliado por Hernan Maidana e Juan Belatti (ARG)