O Campeonato Mineiro 2016 começaria no último domingo do mês de janeiro (29), com cinco dos seis jogos que acontecem por rodada. Entretanto, por uma solicitação da TV Globo (detendora dos direitos de transmissão) e para antender medidas de segurança da PMMG, a partida entre Atlético e América de Teófilo Otoni foi antecipada para o sábado (28), às 17h, no Independência.

Portanto, a estreia do Galo no Estadual também será o jogo que marcará a abertura da competição. O jogo, anteriormente marcado para o domingo, seria no mesmo horário e na mesma praça do rival Cruzeiro, que "visita" o Villa Nova no Mineirão. 

A partida, apesar de ter o mando de campo do Leão do Bonfim, foi transferida para BH porque o Castor Cifuentes, casa do alvirrubro, não foi liberado para receber os compromissos da equipe de Nova Lima.

Houve também uma alteração no jogo do atual campeão América. O Coelho começará a defesa do título diante do Democrata-GV. O duelo seria também no domingo. Mas, seguindo uma modificação inaugurada no Brasileirão 2016, a partida foi transferida para segunda-feira (30), às 20h, em local ainda indefinido.