Atlético encara o Botafogo em busca de outro título inédito

Wallace Graciano - Hoje em Dia
21/08/2013 às 19:23.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:11

Mais uma taça, por quê não? É com esse espírito que o Atlético fará sua estreia na Copa do Brasil, nesta quinta-feira (22), às 21h50, no Maracanã. Após conquistar a Copa Libertadores de forma inédita, em julho, o clube agora junta suas forças para tentar faturar a competição nacional. Para levantar o troféu ao final da temporada, o Galo enfrentou desafios tão complicados como no torneio continental.

Logo nestas oitavas de finais, o adversário será o Botafogo, clube que em duas oportunidades tirou o sonho do alvinegro mineiro de faturar o torneio.

Para ultrapassar mais esse tabu, o elenco alvinegro promete foco total na disputa do torneio. Um ponto positivo é que a equipe está familiarizada com disputas em mata-mata, fórmula que rendeu embates memoráveis, porém não menos complicados, durante a campanha vitoriosa da Copa Libertadores.

Situações dramáticas, por sinal, que o herói daquela conquista, o goleiro Victor, prefere evitar. “O que aconteceu na Libertadores nos deixa vacinado para o que vamos enfrentar. Nossa equipe entendeu como funciona o sistema de mata-mata. É fazer a leitura correta da competição. É tirar lições para evitarmos situações de dificuldade”, declarou o arqueiro, que também mostra confiança para ir em busca da taça inédita.

O zagueiro Réver, capitão daquela conquista, não esconde o desejo de erguer mais um troféu nesta temporada. Porém, o defensor prega respeito ao clube carioca. "Já entramos nas oitavas de final e vamos enfrentar uma pedreira, que é o Botafogo, líder do Brasileiro. Sabemos das nossas condições e esperamos fazer o que fizemos na Libertadores, voltar a fazer o que fizemos no primeiro semestre, para que possamos chegar ao título da Copa do Brasil", disse.

Outro que está confiante na busca pelo título é o técnico Cuca. O comandante já faturou a competição como jogador, em 1989, quando defendia as cores do Grêmio. Foi dele, inclusive, o gol que rendeu o caneco em cima do Sport. Desta vez, ele quer levantar a competição como treinador, e já deixou claro esse desejo logo após faturar a Copa Liberadores, em julho.

“Temos uma boa vantagem por já estarmos na Libertadores do ano que vem. Então, temos que pensar bem o caminho para o dia 21 de dezembro (final do Mundial). Vamos em busca do Brasileiro, mas talvez podemos priorizar a Copa do Brasil, outro título que o Atlético não tem. Algumas coisas precisam ser bem trabalhadas. Vamos entrar nos trilhos", revelou o treinador, logo após conquistar o torneio continental.

Para dar o primeiro passo, Cuca levará o que tem de melhor a sua disposição. Ele somente não poderá contar com a presença do atacante Diego Tardelli e do volante Leandro Donizete, que estão lesionados. Além dos desfalques de ordem médica, o treinador não poderá colocar em campo o meia-atacante Dátolo, que já atuou nesta edição da Copa do Brasil, vestindo a camisa do Internacional. Sendo assim, o Galo deve ir a campo com: Victor, Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva, Junior César, Josué, Pierre, Luan, Ronaldinho, Fernandinho, Jô.

Preocupação pelo alto

Do outro lado, Oswaldo de Oliveira não esconde a preocupação com as jogadas aéreas do rival. Durante a semana, o treinador focou em trabalhos de bolas paradas, além de infiltrações em velocidade.

“Eles praticamente decidiram a Libertadores assim. Conseguem sair de situações difíceis. Já era uma preocupação e temos enfatizado mais agora, nesta quarta. Localizamos nesse ponto o objetivo do treinamento. Serviu de lição (o gol sofrido), temos trabalhando este tema também nas palestras. Os jogadores estão empenhados em evitar que isto ocorra”, disse o comandante carioca.

Oswaldo afirmou também que não irá fechar sua defesa para o duelo desta quinta-feira, evitando tomar gols em casa, critério de desempate que costuma ser crucial em torneios mata-mata. É um jogo de grandes times e temos que procurar a vitória também. Na medida do possível, vamos ter cuidado para não sofrer gols”, disse o treinador, que promete uma postura ofensiva no embate de alvinegros. Certamente quem estiver no Maracanã irá presenciar uma grande partida de futebol.

FICHA DO JOGO

BOTAFOGO X ATLÉTICO
Botafogo: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória, Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Seedorf, Lodeiro e Vitinho; Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira

Atlético: Victor, Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva, Junior César; Josué, Pierre, Luan, Ronaldinho, Fernandinho; Jô. Técnico: Cuca

Motivo: Jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Data: 22 de agosto de 2013
Horário: 21h50
Estádio: Maracanã
Cidade: Rio de Janeiro
Árbitro : Paulo H Godoy Bezerra (SC)
Árbitro assistentes: Herman Brumel Vani (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por