Momento da arrancada para a conquista do título brasileiro

Felipe Torres - Do Hoje em Dia
28/09/2012 às 09:53.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:39
 (Bruno Cantini/Atlético)

(Bruno Cantini/Atlético)

O dia 2 de dezembro promete ser regado a sofrimento e emoção. Apenas uma torcida vai comemorar o título do Campeonato Brasileiro no encerramento da 38ª rodada. Resta saber se ela será tricolor ou alvinegra.

Fluminense, Atlético e Grêmio despontam como grandes favoritos à taça, passados 26 jogos. Os clubes travam uma briga acirrada na ponta da tabela e se apegam às suas “armas” para rir por último.

O vice-líder Galo desperdiçou uma grande oportunidade de encostar no Fluminense ao ser derrotado pelo Flamengo (2 a 1), quarta-feira, em confronto adiado da 14ª rodada. Assim, a diferença se manteve em quatro pontos a favor dos cariocas (56 a 52).

Porém, os mineiros confiam na força da sua massa na tentativa de reverter o cenário. O Atlético possui a melhor campanha como mandante na disputa, com aproveitamento de 84,62%.

Nos 12 jogos restantes, o alvinegro pegará adversários complicados no Independência. Além do próprio Tricolor das Laranjeiras, encara Figueirense, Flamengo, Sport, Atlético-GO e Cruzeiro.

FÔLEGO

Há sempre também o estigma de que o técnico Cuca perde o fôlego no returno do Brasileiro. “Temos um time bom, como Grêmio e Fluminense. Só estamos passando por um momento ruim, em termos de resultados”, analisa o comandante.

A trajetória do Flu no segundo turno mostra que os cariocas caminham firmes rumo ao tetracampeonato. O tricolor somou 14 pontos em sete jogos, com quatro vitórias, dois empates e uma derrota – rendimento de 66,67%. Numa classificação hipotética segura a ponta, ao lado do Bahia.

Fora dos seus domínios, o time do treinador Abel Braga faz bonito e se garante como visitante mais indigesto da Série A. O desempenho supera os 71%. Na prática, isso significa que o Flu “embolsou” 28 pontos em 13 embates. Em contrapartida, o Fluminense convive com as constantes contusões dos seus principais craques: Deco e Fred, artilheiro da competição, com 12 gols.

Grêmio

Por sua vez, o terceiro, Grêmio, de Kléber e Marcelo Moreno, sonha em arrancar e deixar Galo e tricolor carioca comendo poeira. O técnico Vanderlei Luxemburgo, de olho na vaga de Mano Menezes na Seleção Brasileira, sabe que precisa se destacar no Brasileirão para estar à frente dos canarinhos na Copa do Mundo de 2014.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por