Poder de reação atleticano faz diferença na reta final

Gláucio Castro - Do Hoje em Dia
24/10/2012 às 07:45.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:29
 (Bruno Cantini/Atlético)

(Bruno Cantini/Atlético)

A massa alvinegra não cansa de bradar nas arquibancadas que o Galo é o time da virada. O gol de cabeça marcado pelo zagueiro Leonardo Silva, nos acréscimos do clássico de domingo contra o líder Fluminense, decretou a sexta reação dos comandados do técnico Cuca no Campeonato Brasileiro, a terceira consecutiva.

Essa característica do Atlético torna-se mais importante nesta reta decisiva do Nacional, quando qualquer ponto conquistado deve ser ainda mais comemorado.

Em um campeonato que pode ser definido nos detalhes, o feito do zagueiro artilheiro será fundamental também caso o título precise ser decidido nos critérios de desempate, entre mineiros e cariocas.

O artigo 10º do regulamento do Brasileirão determina que, em caso de igualdade em número de pontos, no encerramento da disputa, os critérios para apontar quem levantará a taça são número de vitórias, saldo de gols, gols pró e, em seguida, confronto direto entre os adversários.

Na frente

Assim, o gol de Leonardo Silva ajudou o Galo a totalizar quatro pontos, contra apenas um do Fluminense, nos duelos entre os concorrentes ao título, no primeiro e segundo turnos. Nesse caso, os mineiros ficariam com a taça.

Se a partida tivesse terminada em 2 a 2, Tricolor e Atlético teriam, cada um, dois pontos, mas o troféu seria dos cariocas, que fizeram dois gols fora de casa.

O poder de reação do Atlético ficou mais evidente nas três últimas vezes em que o time de Cuca entrou em campo. Contra Sport e Fluminense, arrancou vitórias decisivas. Já contra o Santos, depois de começar perdendo por 2 a 0, com apenas 11 minutos de jogo, Bernard e Jô balançaram as redes de Rafael, evitando que o duelo se transformasse em uma indigesta goleada na Vila Belmiro.

Susto

Se Leonardo Silva foi um dos heróis na vitória contra os cariocas, no último domingo, o atacante reserva Leonardo brilhou contra o Sport. Em partida válida pela 30ª rodada, o time deu um susto nos 14.265 pagantes que foram no Independência, ao sair perdendo por 1 a 0 para o atual 17º colocado.

O jogador substituiu Jô, contundido, no segundo tempo, e marcou duas vezes, garantindo três pontos e evitando o vexame dentro de casa.

No turno, o time alvinegro saiu atrás no marcador contra Figueirense, Sport e Botafogo, mas também deixou o campo com vitórias importantes que ajudaram o time na briga pelo título.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por