Protagonista estreia profissional de Robinho, ex-meia do Galo faz votos pelo amigo: 'ajudará muito'

Frederico Ribeiro - Hoje em Dia
23/02/2016 às 21:05.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:33
 (Bruno Cantini/Atlético)

(Bruno Cantini/Atlético)

Nesta quarta-feira (22), Robinho viverá a sétima estreia na carreira. Desta vez, pelo Atlético, na Libertadores, diante do Independiente del Valle, do Equador. Entretanto, há 14 anos, o "rei das pedaladas" entrava pela primeira vez em um jogo profissional sem ter tantos holofotes virados para ele e auxiliado justamente por um ex-atleticano. Pelo Torneio Rio São Paulo de 2002, a desconhecida promessa jogou apenas quatro minutos da vitória do Santos por 2 a 0 diante do Guarani, substituindo o ex-meia esquerda Robert de Almeida, que havia acabado de retornar ao Peixe após curta, mas proveitosa passagem pelo Galo.

O autor dos dois gols do triunfo na Vila Belmiro foi justamente Robert, ex-camisa 11 do Galo na campanha do vice-campeonato brasileiro de 1999. Naquela ocasião, além de dar lugar para que Robinho debutasse, o armador foi o responsável pro dividir o quarto na primeira concentração profissional do "pedalada". Ligação essa que se transformaria em amizade na cidade de Santos.

"A primeira concentração do Robinho como profissional, ele dividiu o quarto comigo. Então, eu criei uma relação muito boa com ele. Fiquei feliz pelo acerto dele. A identificação com o Santos é muito grande e a expectativa é que ele acertasse aqui. Mas ele é profissional e entendeu que o caminho era o Atlético, que é uma grande equipe, na qual tive a honra de jogar, ser feliz e ganhar títulos. Acho que ele vai ajudar muito o Atlético, é um grande nome, ídolo do futebol. Podendo fazer um paralelo, será mais ou menos a passagem do Ronaldinho Gaúcho, podendo se repetir o sucesso ou até ter mais êxito", disse o ex-atleta, ao Hoje em Dia.

Nas férias de Robinho, Robert encontrava o atacante jogando futevôlei nas praias. Nas conversas informais, o nome do Atlético não foi cogitado. Mas, ao saber da decisão do amigo, Roberto ficou feliz. Afinal, ele conhece bem o que é atuar no Galo e ter o incentivo da Massa:

"A gente se encontrava nas praias, no futevôlei. Disse que tinha muita proposta, mas estava esperando uma resposta do Santos, o acertou ou não para dar sequência às outras propostas. No Atlético ele viu essa opção muito boa para a carreira. Acho que foi para um grande clube e uma baita de uma torcida. Acredito que será feliz no Galo assim como foi no Santos".

Se Robinho deixou Santos para trás, Robert retornou para a cidade praieira. Depois de trabalhar no Corinthians USA, ele virou auxiliar-técnico da Portuguesa Santista, que disputará a Segunda Divisão do Paulistão em 2016 e está em pré-temporada.

"Não cheguei a conversar com ele, mas estou esperando a ligação. Estou em uma pré-temporada como auxiliar técnico da Portuguesa Santista e estou na pegada aqui. Ainda não tive tempo de dar uma parabenizada para ele neste novo desafio ao Galo", completou.

No Instagram, Robert relembra passagens pelo Santos e pelo Atlético, além de momentos com Robinho na cidade paulista.

Santos 2 x 0 Guarani
Data: 24/03/2002
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Competição: Torneio Rio-São Paulo
Gols: Robert aos 18min do primeiro tempo e aos 32min do segundo
Público: 1.099 pagantes
Renda: R$ 7.515
Árbitro: Anselmo da Costa (SP)
Cartões amarelos: Robert, Preto, Diego e Valdir; Guilherme, Sangaletti e Edu Dracena
Santos: Fábio Costa; Valdir (Esquerdinha), André Luís, Odvan e Léo; Marcelo Silva, Renato, Wellington (Preto) e Diego; Robert (Robinho) e Douglas.
Técnico: Celso Roth
Guarani: César; Gustavo, Edu Dracena e Aderaldo; Luciano, Sangaletti, Alexandre (Guilherme), Dudu e Jadílson; Rafael Silva e Zé Afonso (Léo). Técnico: Zé Mário
Fonte: Acervo do Santos

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por