Atletas da equipe olímpica de refugiados desembarcam no Rio de Janeiro

Estadão Conteúdo
29/07/2016 às 10:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:03
 (Rio 2016/ André Naddeo)

(Rio 2016/ André Naddeo)

A equipe olímpica de atletas refugiados ganhou o reforço de cinco esportistas que desembarcaram no Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira. Eles vão integrar o grupo que terá 10 atletas na Olimpíada. Refugiados do Sudão do Sul, mas vivendo no Quênia, as duas mulheres e os três homens que chegaram nesta manhã vão competir no atletismo.

Anjelina Nada Lohalith vai disputar a prova de 1.500 metros, enquanto Rose Nathike Lokonyen entrará nos 800 metros. Yiech Pur Biel disputará a mesma prova, porém no masculino. Já James Nyang Chiengjiek vai entrar nos 400 metros e Paulo Amotun Lokoro competirá nos 1.500 metros.

Os cinco atletas vivem no campo de refugiados de Kakuma, no Quênia. E, antes de vir ao Brasil, o grupo treinou na capital Nairóbi para ganhar ritmo para a Olimpíada. Estes cinco esportistas vão se juntar ao sírio Ramis Anis (natação, 100 metros borboleta), ao etíope Yonas Kinde (maratona), à síria Yusra Mardini (100 metros livre e 100 metros borboleta), à congolesa Yolande Mabika (judô, peso médio) e ao congolês Popole Misenga (judô, peso médio).

Leia mais
COI define equipe de refugiados para a Olimpíada com dez atletas
Com tatuagem de Che Guevara, judoca refugiado no Brasil vai disputar Olimpíada

Estes outros cinco atletas da equipe de refugiados moram em países tão diferentes quanto Alemanha, Brasil, Bélgica, Luxemburgo e Quênia. No Brasil, vivem os dois judocas, no Rio de Janeiro. Destes, apenas o maratonista etíope Yonas Kinde ainda não desembarcou no Brasil para o grande evento.

Estes dez atletas vão formar a primeira equipe olímpica de refugiados da história. O grupo foi criado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), com apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por