PELO BI

Por título, Atlético terá que repetir feito que só o Estudiantes conseguiu; coincidências empolgam

Alecsander Heinrick
@alecshmsesportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 29/03/2023 às 08:30.
Clubes já foram muito próximos justamente pelo feito conseguido pelos Argentinos, que foi contra o Cruzeiro (Divulgação/Atlético)

Clubes já foram muito próximos justamente pelo feito conseguido pelos Argentinos, que foi contra o Cruzeiro (Divulgação/Atlético)

Com o objetivo de conquistar a Libertadores em 2023, o Atlético terá que realizar um feito que apenas o Estudiantes, da Argentina, conseguiu fazer na história da competição: passar pela fase preliminar e conquistar o título. O Galo esteve “envolvido” em todos que percorreram esse caminho e conseguiram, no mínimo, chegar na final.

Segundo o SofaScore, 95 clubes já avançaram da pré-Libertadores para a fase de grupos, sendo que 49 caíram nesta etapa, 28 nas oitavas, 11 nas quartas, cinco nas semis e três chegaram na final, com apenas o Estudiantes, em 2009, conquistando o título.

O feito do time argentino é algo marcante também para o Atlético, já que o título do Estudiantes foi conquistado em cima do Cruzeiro, em pleno Mineirão. Outra final que envolveu um time da pré-Libertadores e é ainda mais marcante para o Galo, é a de 2013, onde o Alvinegro venceu o Olimpia, que passou pela fase preliminar, e conquistou seu primeiro e único título da competição até hoje.

Finalista contra o Galo em 2013, Olimpia passou pela pré-Libertadores naquele ano (Bruno Cantini/Atlético)

Finalista contra o Galo em 2013, Olimpia passou pela pré-Libertadores naquele ano (Bruno Cantini/Atlético)

Outro clube que saiu da pré-Libertadores e chegou na final é o Independiente del Valle, em 2016, ano em que foi adversário do Atlético na fase de grupos, terminando atrás do Alvinegro na ocasião. Inclusive, o jogo entre os clubes que aconteceu em BH, foi marcado pela presença de Juan Sebastián Verón, principal jogador daquele Estudiantes campeão de 2009 e, na ocasião, dirigente do clube argentino. Ele recebeu uma placa do então presidente atleticano, Daniel Nepomuceno.

Ou seja, o Atlético esteve envolvido (mesmo que indiretamente, como em 2009), em todas as vezes que um clube da pré-Libertadores chegou na decisão da competição. Agora, o Galo busca ser um desses times a alcançar esse feito e, claro, igualar o que o Estudiantes fez.

Na última vez em que passou pela pré-Libertadores (2019), o Atlético caiu na fase de grupos, ficando em terceiro no grupo em que Cerro Porteño-PAR e Nacional-URU avançaram. Neste ano, o Atlético passou por Carabobo-VEN (0x0 e 3x1) e Millonarios-COL (1x1 e 3x1) na fase preliminar. Agora, na fase de grupos, terá pela frente o Athletico-PR, o Libertad-PAR e o Alianza Lima-PER.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por