Uma verdadeira cidade para o Galo - um orgulho para os atleticanos

Vinícius Las Casas - Hoje em Dia
24/03/2013 às 13:48.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:12
 (Bruno Cantini/Atlético)

(Bruno Cantini/Atlético)

Uma enorme área de 250 mil metros quadrados em Vespasiano. Cercado de verde, a Cidade do Galo é um verdadeiro município para os funcionários do Atlético, com quatro campos de futebol, um hotel de alto padrão, entre outras facilidades. E, entre os Centros de Treinamento do Brasil, o Alvinegro pode se orgulhar de possuir o melhor deles.

Em pesquisa realizada pela Universidade Federal de Viçosa junto com o Sportv, em 2010, o Galo teve a sua Cidade eleita como a mais completa do Brasil. O Galo atingiu uma pontuação de 3.538 em 4.274 possíveis. O peso das notas seguiu essa estrutura: Infraestrutura física valia 50% da avaliação; recursos humanos, 20%; recursos materiais, 20%; operacionalização e logística, 10%.

Quem participou da pesquisa se impressionou com o que viu, com uma estrutura de nível internacional.

 

 

"Com a experiência que temos, especificamente ao que o futebol exige para que o trabalho tenha a maior qualidade possível foi o eixo central de análise. Não dá para comparar com um CT de Ciclismo, por exemplo. Existe na realidade um conjunto de fatores que envolvem o treinamento e a avaliação do atleta, para que tenha um maior controle de variáveis possiveis. Exemplo: sala de musculação, o Atlético tinha todos os equipamentos necessários para trabalhar um atleta de futebol. Equipamentos fisioterápicos, o Atlético tinha todos e por aí vai", disse João Carlos Bouzas Marins, professor associado e diretor do Laboratório de Performance Humana da Universidade Federal de Viçosa.

O especialista foi além. Marins revelou que o trabalho realizado dentro da Cidade do Galo beira ao nível da perfeição e elegeu áreas que despertaram a admiração dos pesquisadores.
  "


Na realidade, é um nível de perfeição em tudo que chama a atenção em relação a disparidade existente com outros clubes. Mas a fisiologia e a fisioterapia como um todo, a preparação física são coisas fantásticas. Além de um hotel cinco estrelas", destacou.

Com tudo isso à disposição, o diretor do Laboratório de Performance Humana da UFV deixou um recado. "O jogador só não entre em um estado de forma ideal se ele não quiser", declarou João Carlos.

Vantagens da base "dividir" o CT

Três aspectos podem ser vistos como interessantes na estratégia atleticana de utilizar a Cidade do Galo para os treinamentos dos profissionais e das categorias de base. Eles se dividem em três pontos básicos, de acordo com João Carlos Bouzas Marins: economia, desenvolvimento técnico/tático/físico e aproximação das comissões técnicas.

Um futuro de esperança

Por fim, a percepção do professor é que o recente sucesso atleticano não acontece apenas por coincidência, mas, sim, um reflexo da estrutura montada pelo clube aos seus atletas. A equipe alvinegra tem todo o potencial para manter a sua rotina de sucessos por longos anos, com esperança de títulos além das fronteiras brasileiras.

"O Atlético passa a entrar em campeonatos para ganhar, não só para competir. Com certeza, a qualidade do trabalho que está sendo feito no Atlético garantirá, sem a menor dúvida, uma história vitoriosa no futebol brasileiro e internacional", disse Marins, acrescentando uma informação importante.  "E olha que não sou atleticano".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por