Atual time titular do Cruzeiro tem três jogadores 100% do clube, que detém só 30% de Arrascaeta

Guilherme Guimarães
gguimaraes@hojeemdia.com.br
18/04/2017 às 17:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:10

A cada encontro envolvendo os conselheiros do Cruzeiro, a atual diretoria mostra que a intenção é ser o mais transparente possível. E não seria diferente em 2017, ano de eleição presidencial. Na reunião que avaliou as contas de 2016, realizada na última segunda-feira (17), foi apresentada ao Conselho Deliberativo uma lista que menciona nome de jogadores e a porcentagem dos direitos econômicos que o clube detém de cada um. Para se ter ideia, o uruguaio Arrascaeta, uma das “joias” do elenco atual, constantemente convocado à Seleção Uruguaia e recentemente cobiçado por clubes europeus, tem apenas 30% de seus direitos vinculados à Raposa. Isso, conforme listagem obtida pelo Hoje em Dia (veja abaixo).

Do atual time considerado titular, o Cruzeiro possui 100% dos direitos econômicos apenas de três atletas: o goleiro Rafael, o volante Ariel Cabral e o atacante Rafael Sóbis. Todos os outros estão “fatiados” entre partes conhecidas no meio futebolístico, como empresários, os próprios atletas e investidores, segundo a nova regra imposta pela Fifa – desde o dia 1º de maio de 2015, direitos dos atletas não podem ser repartidos entre terceiros. 

Jogadores como os zagueiros Léo e Dedé, os volantes Robinho e Hudson, além do meia Thiago Neves não aparecem na relação, cada um por uma situação diferente, de acordo com uma fonte ouvida pelo Hoje em Dia. 

No caso dos zagueiros Dedé e Léo, ambos renderiam ao clube, em uma venda futura, apenas uma "taxa de vitrine". O Cruzeiro, ainda de acordo com informações obtidas pela reportagem, não detém nenhuma porcentagem dos jogadores. 

Robinho está emprestado pelo Palmeiras e ainda não tem direitos econômicos ligados ao Cruzeiro. O jogador foi envolvido em uma troca que fez com que o atacante Willian “Bigode” fosse para o Verdão. O avante consta na lista e 100% dos direitos dele ainda estão vinculados ao Cruzeiro. Mas essa situação vai mudar.

Ao fim do empréstimo, previsto para dezembro deste ano, o Cruzeiro terá a opção de renovar o vínculo por mais dois anos ou comprar parte dos direitos do meio-campista. Assim será também com Willian e o Palmeiras. 

Já Thiago Neves, pelo menos por enquanto, não tem nenhuma parte de seus direitos ligados ao clube celeste. O jogador, para acertar com a Raposa, precisou acionar à Fifa para deixar o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos.

Hudson está emprestado pelo São Paulo e não aparece na relação. O jogador envolvido na troca que proporcionou a vinda do meio-campista à Toca, Neilton, tem 85% dos direitos vinculados ao clube estrelado.

Outros detalhes

O que chama a atenção na lista é que nem mesmo os jogadores revelados na base cruzeirense tem a integralidade de seus direitos ligados ao Cruzeiro. Casos de Alisson (40%), Élber (30%), Fabrício Bruno (70%), esse emprestado à Chapecoense; Hugo Rageli (60%), que está no futebol português, Murilo Cerqueira (80%), recém-promovido ao grupo principal, e Judivan (70%), que passa por um período de sequência de lesões. (veja a  lista completa abaixo). 

Até mesmo aqueles jogadores que nem estão no elenco principal estão fatiados. Caso de Thony Anderson (70%), um dos destaques na Copa São Paulo de Futebol Júnior neste ano, e Ricky Sena (70%), também do time sub-20.

Jogadores conhecidos

Contratado no ano passado, mas apresentado somente nesta temporada, o zagueiro Kunty Caicedo, segundo o próprio Cruzeiro informou em entrevista coletiva na Toca II, teria 50% dos direitos ligados ao clube. Entretanto, na lista o jogador é listado com 60% dos direitos vinculados ao clube estrelado.

O argentino Ramón Ábila, que nos últimos meses esteve na mira de polêmicas envolvendo o Cruzeiro e o Huracán-ARG - o antigo clube do atacante cobra o pagamento pela compra do atacante - tem 50% dos direitos ligados ao time cinco estrelas. ReproduçãoReprodução

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por