No segundo semestre do ano passado, o Hoje em Dia revelou o desejo de um grupo de pilotos mineiros de criar um campeonato para carros de fórmula no estado, depois de ter de acelerar longe de casa por um longo tempo e finalmente poder contar com um autódromo internacional – o Circuito dos Cristais, em Curvelo.

Poderia ficar apenas no sonho, mas as peças do quebra-cabeças começam a se encaixar e, o que é melhor, com ótimas perspectivas.
No último sábado, quatro carros (todos de F-Ford) ganharam os 4.420m do desafiador traçado mineiro para uma primeira apresentação, com direito ao detalhamento da iniciativa a pilotos da região. Um projeto que parte da ampla disponibilidade de carros hoje parados no fundo de oficinas, que poderiam voltar à pista sem grandes investimentos. Os custos contidos de participação, aliás, são uma preocupação, para que o campeonato seja acessível e tenha um grid numeroso.

Além disso, a ideia é abrir a disputa a monopostos de várias categorias: da F-Renault à F-Vee, garantindo boas disputas e emoção constante ao público graças a ajustes no regulamento. E reunir desde os jovens que deixam o kart e querem ter o primeiro contato com os carros de fórmula – e hoje contam com pouquíssimas opções no Brasil –, a quem busca uma diversão veloz e desafiadora.

Só sorrisos
E quem teve seu primeiro contato com uma máquina de corrida gostou bastante do que vivenciou. A julgar pelos sorrisos e pelas impressões assim que cada um desceu do carro, o projeto ganhou diversos pilotos em potencial.

O próximo passo é a realização de um “Formula Day”, um treino de apresentação aberto a interessados de todo o país, em data a ser definida, integrando o calendário oficial de eventos do Circuito dos Cristais.

Nos bastidores, o trabalho é de formatação do campeonato, com o estudo de regras, número de etapas e sua colocação na temporada; além da busca por apoiadores e patrocinadores que ajudem a viabilizar a competição, atraindo equipes de outros estados (a exemplo do que já ocorre no GP Gerais, o Mineiro de Motovelocidade) e garantindo a logística necessária.

Se depender do empenho do grupo de trabalho formado em Curvelo e da receptividade inicial à ideia, o sonho tem tudo para se concretizar. E, como já ocorre no Marcas e Pilotos, por exemplo, um estado que por tantos anos exportou talentos e foi obrigado a vê-los vencer longe de casa tem tudo para trazer feras de todo o país e se tornar referência também quando o assunto são os carros de fórmula.

 

RÁPIDAS

DUPLA MINEIRA VENCE PROVA DE ABERTURA

DE NOVA COMPETIÇÃO DE TURISMO EM SP

Os mineiros Wilton Pena e Lucca Paulinelli, com o VW Gol da equipe Pace Car, fizeram bonito na primeira corrida da Liga Desportiva de Automobilismo (LDA), entidade que passa a organizar disputas de velocidade e regularidade em São Paulo. Eles conseguiram a dobradinha, vencendo as duas corridas da Turismo 1.600cc, e levando a melhor sobre adversários e equipes bastante acostumados aos 4.309m do Autódromo Internacional José Carlos Pace (Interlagos). O objetivo da dupla é brigar pelo título do campeonato, que prevê para este ano sete etapas, a próxima delas entre os dias 9 e 11 de fevereiro.

FERAS DE TODO O BRASIL GARANTEM

PRESENÇA NO 1º RALLY MINAS BRASIL

Em menos de três dias de inscrições, a lista de participantes do 1º Rally Minas Brasil já encosta nos 30 veículos garantidos, incluindo representantes de São Paulo e do Paraná. A prova, de 9 a 11 de março, será disputada em um percurso de cerca de 150 quilômetros de estradas de terra em torno de Conceição do Mato Dentro, valendo como etapa de abertura do Brasileiro de Rally Cross-Country/Baja e do Mineiro de Rally de Velocidade para motos, quadriciclos, UTVs e carros 4x4. O parque de apoio para as equipes será montado no aeroporto da cidade e a ordem de largada para o primeiro dia será definida em um prólogo traçado próximo ao Centro, para permitir ao público acompanhar as máquinas de perto.