Bagunça oficial: CBF trabalha contra o Brasileirão ao não pausá-lo nas Datas-Fifa

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
09/06/2017 às 20:12.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:00
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

Em 25 de agosto de 2015, por meio de nota em seu site oficial, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que, a partir de 2016, a Série A, principal competição organizada pela entidade, seria pausada quando estivessem programadas as Datas-Fifa.

Neste domingo, Cruzeiro e Atlético entram em campo pelo Brasileirão contra Atlético-GO (Mineirão) e Vitória (Barradão), respectivamente, ambos desfalcados por terem jogadores cedidos às suas respectivas seleções.

Na Raposa, o meia Arrascaeta só não está na seleção uruguaia porque se machucou, mas o equatoriano Caicedo desfalca o time de Mano Menezes num momento em que Manoel está lesionado e Dedé vive uma volta aos gramados marcada por ausências.

Na seleção equatoriana, ele tem a companhia do meia atleticano Cazares, sendo que o técnico Roger Machado, talvez, possa contar com o venezuelano Otero, pois ele jogou na última quinta-feira e já está retornando ao Brasil.

E não é só a dupla mineira que vive este drama, pois 11 dos 20 clubes (55%) da Série A têm ausências entre a quinta e a sétima rodadas por causa das duas Datas-Fifa de junho.

Neste aspecto, o maior prejudicado é o Corinthians, que fez 5 a 2 sobre o Vasco na última quarta-feira sem contar com quatro titulares (Fagner, Rodriguinho, Balbuena e Romero).
Na última rodada, nada menos que sete das dez partidas tiveram desfalques provocados pela Data-Fifa. 

Nesta sexta rodada, seis jogos serão afetados. O clássico paulista entre Corinthians e São Paulo, neste domingo, em Itaquera, será o recordista, com ao todo seis ausências.

FUTURO
E o prejuízo poderá ser ainda maior quando forem disputadas, em setembro e outubro, as últimas quatro rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e também as últimas Datas-Fifa deste ano, em novembro.

O segundo jogo da rodada dupla das Eliminatórias será disputado dois dias antes das partidas de ida (7 de setembro) e volta (12 de outubro) da final da Copa do Brasil. Com a Seleção classificada, Tite pode até colaborar com os finalistas da competição nacional e não chamar seus jogadores.

Mas outros países ainda estarão brigando pelas vagas na Rússia, e seus treinadores não pensarão nos clubes brasileiros na hora de elaborar as listas.
Além disso, em novembro, já na reta final da Série A, serão disputadas duas Datas-Fifa que afetarão diretamente a 33ª, 34ª e 35ª rodadas da competição, que não será interrompida. A CBF atrapalha a principal competição que organiza.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por