A seleção brasileira feminina de basquete enfrentará Porto Rico neste domingo (13), às 19h (horário de Brasília), na disputa pela medalha de bronze da Copa América que acontece em Buenos Aires, na Argentina. Quem vencer garante vaga no Mundial da Espanha, que será realizado entre 22 e 30 de setembro de 2018.

Canadá e Argentina, que estão na final da Copa América, já garantiram vaga - a decisão do torneio acontece logo após o jogo do Brasil. Estão confirmadas no Mundial outras 11 seleções: Estados Unidos (atual campeão), Espanha (país sede), Bélgica, França, Grécia, Letônia, Turquia, Austrália, Coreia, China e Japão.

Além da vaga em aberto na Copa América falta ainda a definição dos dois representantes da África na competição que terá no total 16 países. O Brasil perdeu a semifinal para o Canadá por 84 a 45 e agora terá pela frente Porto Rico, que foi derrotado pela Argentina por 48 a 44.

A seleção brasileira tem uma campanha fraca na competição com três derrotas em cinco jogos. Na fase inicial, as brasileiras venceram a Venezuela e a Colômbia, mas depois perderam das Ilhas Virgens e da Argentina.

Porto Rico, na primeira fase, venceu México, Paraguai e Cuba, mas perdeu para o Canadá. O time pode ser considerado um azarão na disputa pelo bronze, já que nunca conseguiu vaga para a disputa do Mundial. A seleção brasileira feminina, por sua vez, só ficou de fora de uma edição, em 1959, na então União Soviética.