A Copa do Mundo de futebol rompeu as barreiras do Kremlin, um dos maiores símbolos do poder na Rússia. Na tarde desta sexta-feira (1) a Fifa sorteou os grupos do Mundial de 2018, que será realizado em solo russo. E o Brasil, cabeça de chave do Grupo E, fará sua estreia no dia 17 de junho contra a Suíça, às 15h (horário de Brasília), em Rostov-on-Don. 

Além dos suíços os brasileiros terão pela frente no Mundial a Costa Rica e a Sérvia. O jogo contra os costarriquenhos será disputado no dia 22 de junho, às 9h, em São Petersburgo. Contra a Sérvia, partida que fecha a participação da Seleção Brasileira na fase de grupos, o jogo será em Moscou, às 15h.  

O jogo de estreia da próxima Copa do Mundo será entre Rússia, cabeça de chave do Grupo A, e Arábia Saudita, em 14 de junho, às 12h, em Moscou. 

ESTREIA

Brasil e Suíça não farão um duelo inédito em Copas do Mundo, mas se enfrentarão pela primeira vez em uma partida de estreia dos brasileiros em Mundiais. As duas seleções se encontraram na Copa de 1950, disputada exatamente no Brasil. Naquela ocasião o jogo terminou empatado em 2 a 2, no estádio do Pacaembu. 

Único a participar de todos os 20 Mundiais já disputados, o Brasil soma 16 vitórias, duas derrotas e dois empates nas suas partidas de estreia na competição. 

COSTA RICA

Será a terceira vez que Brasil e Costa Rica se encontram em Copas do Mundo. Na campanha do pentacampeonato da Seleção Brasileira, em 2002, os costarriquenhos apareceram no caminho na fase de grupos. A partida terminou 5 a 2 para a equipe então comandada por Felipão e foi disputada em Suwon, na Coreia do Sul. Os gols do jogo foram marcados por Gomez e Wanchope, pela Costa Rica, e Juninho Paulista, Edmílson, Rivaldo e Ronaldo (2), pelo Brasil. 

O primeiro encontro das seleções em Copas aconteceu em 1990, na Copa da Itália. Naquela ocasião o Brasil também venceu, mas por um placar mais magro: 1 a 0, gol de Muller. A partida aconteceu no estádio Delle Alpi, na cidade de Turim. 

SÉRVIA

Em jogos de Copa do Mundo, Brasil e Sérvia debutarão em 2018. Será a segunda vez que os sérvios disputam um mundial. A primeira vez da seleção oriunda da antiga Ioguslávia aconteceu em 2010, a segunda agora na Rússia. A seleção europeia não conseguiu se classificar para o Mundial do Brasil, em 2014. 

Como Sérvia foram apenas dois mundiais, mas como Iugoslávia foram nove, e Sérvia e Montenegro, um.  

Em Copas do Mundo o Brasil enfrentou a Iugoslávia em 1930, no Uruguai (perdeu por 2 a 1), em 1950, no primeiro mundial no Brasil (vitória brasileira por 2 a 0), em 1954 na Suíça (1 a 1) e em 1974 na Alemanha (0 a 0). 

Veja a tabela completa da Copa do Mundo da Rússia 2018

TABELA COPA