Brasil tenta convencer diante de Itália em ascensão

AFP
20/03/2013 às 20:35.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:05
 (FABRICE COFFRINI)

(FABRICE COFFRINI)

GENEBRA - O Brasil de Luiz Felipe Scolari, cheio de dúvidas e incertezas, testará uma nova formação contra a Itália de Cesare Prandelli em plena evolução nesta quinta-feira (21), às 16h30, em Genebra, na Suíça, a quinze meses da Copa do Mundo. O amistoso juntará no mesmo campo as duas seleções mais vitoriosas do futebol mundial e será uma prévia do confronto de 22 de junho, válido pela fase de grupos da Copa das Confederações, em Salvador.

A equipe de Felipão parece estar no mesmo estado que o país que receberá a Copa do Mundo em 2014: em obras. Com a chegada do novo técnico, a seleção já se apresenta diferente da equipe de Mano Menezes, demitido em novembro.

Derrotado pela Inglaterra em amistoso que marcou a volta de Felipão ao comando da seleção, após a passagem vitoriosa de 2001-02, o Brasil não poderá contar com jogadores importantes como Paulinho, Ramires e Lucas, todos machucados.

Nos treinos na Suíça, o treinador mostrou uma preocupação com o setor defensivo formado por Daniel Alves, Dante (ou Thiago Silva), David Luiz e Filipe Luis. O jovem volante Fernando deverá ser escalado ao lado de Hernanes com a missão de proteger a zaga. Com isso, o quarteto ofensivo poderá se lançar ao ataque. Oscar, Neymar, Hulk e Fred ficarão encarregados de dificultar a vida dos defensores italianos.

Esse jogo também servirá de teste para Neymar, estrela maior do futebol brasileiro quando veste a camisa do Santos, mas que ainda está devendo com a amarelinha. Sua atuação contra a excelente e entrosada defesa italiana poderá servir de parâmetro para o jovem atacante. Já Kaká deverá começar no banco e tem grandes chances de entrar no decorrer da partida.

Jovens na Itália

Já a Itália do técnico Cesare Prandelli vem se arrumando e mostrando um bom futebol nas eliminatórias para a Copa, e poderá até se dar o luxo de testar alguns jovens contra o Brasil.

O lateral esquerdo de 20 anos do Milan, Mattia de Sciglio, convocado pela primeira vez, deverá ter uma oportunidade na equipe por causa da lesão no tornozelo de Giorgio Chiellini. No meio, o jovem Andrea Poli (23 anos), outro debutante, poderá entrar no lugar de Andrea Pirlo durante a partida.

Contudo, Prandelli deverá escalar uma equipe próxima de sua força máxima para tentar acabar com um incômodo tabu, já que a Itália não derrota o Brasil desde o Mundial de 1982 (3-2).

Após a partida, a nova seleção de Felipão viajará em seguida a Londres para um amistoso em 25 de março contra a Rússia, e terá também outros dois amistosos, contra Bolívia e Chile em 5 e 24 de abril, respectivamemte, somente com jogadores que atuam no Brasil.

Os últimos jogos da seleção antes da Copa das Confederações serão contra a Inglaterra, no novo Maracanã (2 de junho), e contra a França, em Porto Alegre (9 de junho).

Prováveis escalações: Itália: Buffon, Abate, Bonucci, Barzagli, De Sciglio; Marchisio, Pirlo, Montolivo, De Rossi; Balotelli e Osvaldo (El Shaarawy). Treinador: Cesare Prandelli Brasil: Julio Cesar, Daniel Alves, Dante, David Luiz, Filipe Luis; Hernanes, Oscar, Fernando; Hulk, Neymar, Fred. Treinador: Luiz Felipe Scolari

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por