Além de definir os dois últimos classificados para as semifinais e os dois rebaixados ao Módulo II, as rodadas finais da primeira fase do Campeonato Mineiro apontarão as três equipes que disputarão a Série D do Brasileiro em 2018. 

Se o Estadual terminasse hoje, Uberlândia e URT, ambos com 13 pontos, e Caldense, com 11, estariam garantidos na competição nacional no próximo ano. Os times de Poços e Patos, inclusive, disputarão a edição desta temporada.

Leão desesperado

Em nono lugar e garantido na Série D deste ano, o Villa Nova ainda tem chances de se garantir presença na edição de 2018. Mas como o Leão corre risco de rebaixamento no Campeonato Mineiro, não parece ser esta a prioridade do clube de Nova Lima.

Para dificultar mais ainda a vida do Leão do Bonfim, o alvirrubro fecha sua participação no Estadual contra Tombense, que encara domingo, em Nova Lima, e América, adversário da última rodada. Os dois adversários do Villa figuram no G-4 e não querem perder a chance de estar nas semifinais do Campeonato Mineiro.

Por fim, resta esperança também ao Democrata-GV. Com a mesma situação do Villa Nova, o alvinegro de Governador Valadares parece priorizar a permanência no Módulo I, ainda mais que enfrentará o Cruzeiro na última rodada. Por isso, concentra suas forças em vencer o América-TO, segunda-feira, no Mamudão.

Outras Divisões

Falando das Séries B e C do Brasileiro, Minas também estará representada por clubes do interior. Na Segundona, o Boa Esporte fará companhia ao América. O time de Varginha, hoje no Módulo II, levantou o caneco da Série C em 2017.

Na Terceirona, Tupi, rebaixado na Série B, e Tombense, que se manteve, serão os representantes.