Bruno Junqueira vive novo desafio 'à moda antiga' na Nascar Euro Series

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
07/06/2017 às 19:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:58
 (Nascar Whelen Euro Series/divulgação)

(Nascar Whelen Euro Series/divulgação)

"Eu estava meio desiludido com o automobilismo. Iria disputar a temporada completa da IMSA (o norte-americano de endurance) mas um dos pilotos pulou fora e a equipe ficou sem orçamento. Quando o telefone tocou, pensei, ‘por que não?”. Acho que vou me divertir”.

Foi assim que surgiu para o mineiro Bruno Junqueira a chance de disputar a segunda etapa da Nascar Euro Series, no fim de semana, na tradicional pista inglesa de Brands Hatch.

Convidado pelo piloto e dono de equipe alemão Mirco Schultis, ele estará no comando do Chevrolet 33 da Mishumotors. E, na Elite 1, a principal categoria do campeonato, que tem suporte oficial da Stock Car norte-americana, terá pela frente adversários fortes, como o francês Christophe Bouchut (vencedor das 24h de Le Mans e o norte-americano Bobby Labonte, campeão da Nascar em 2000.

Ao menos o traçado (a variante Indy do circuito britânico, com 1.918m) é bastante conhecido. Bruno competiu nele em, 2003, na F-Indy, recebendo a bandeirada em segundo, atrás apenas do então companheiro de equipe Sebastien Bourdais. A adaptação ao carro, com chassi tubular e motor V8 de 5.700cc e 400cv, vai se dar mesmo ao longo do fim de semana.

“Não teve essa história de treino no simulador, eu sou das antigas, não tínhamos isso”, brinca o campeão intercontinental de F-3000 em 2000, pole nas 500 Milhas de Indianápolis de 2002 e três vezes vice na F-Indy.

Acostumado nos últimos anos a acelerar protótipos em provas de longa duração (correu a etapa mexicana do Mundial de Endurance ano passado), o mineiro sabe que o carro é algo “rústico”, com pouca aderência e exige uma pilotagem de muito trabalho, mas não se intimida com o desafio.

“Ao menos é igual para todo mundo. Estou indo sem preconceitos, na base do espírito aventureiro e disposto a aproveitar o fim de semana. Quem sabe uma nova porta não se abre?”, prossegue ele, surpreso com a repercussão que o anúncio de sua participação provocou. “Os principais sites e revistas da Europa deram destaque, fico feliz com o reconhecimento”.

Festa
Diversão é o que promete não faltar no evento, que tem o nome de American Speedfest, várias atrações paralelas e costuma reunir cerca de 50 mil pessoas. E Bruno não será o único mineiro no grid – Marconi Abreu também está na Elite 1 e Felipe Rabello vai acelerar na Elite 2, para pilotos com menor experiência internacional.

 RÁPIDAS

IGOR FRAGA VENCE NO VELO CITTÁ E
É TERCEIRO NO BRASILEIRO DE FÓRMULA 3

O ipatinguense Igor Fraga voltou ao alto do pódio na terceira etapa do Brasileiro de Fórmula 3, disputada no Autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu (SP). Correndo na categoria Academy, para motores com menor potência, ele venceu a segunda corrida da rodada dupla com o Dallara Berta da equipe PropCar (na primeira, recebeu a bandeirada em segundo lugar). A soma de resultados fez com que ele saltasse para o terceiro lugar na classificação do campeonato. A quarta etapa está marcada para o dia 1º, em Goiânia. Igor iniciou a carreira no Japão, onde os pais trabalhavam, conquistando resultados de destaque nos principais campeonatos asiáticos de kart, antes de retornar ao Brasil.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A SEGUNDA
ETAPA DO MINEIRO DE RALLY

Prosseguem abertas as inscrições para a segunda etapa do Mineiro de Rally de Velocidade (CMR), que será disputada dia 24 na Fazenda do Treme, em Inhaúma, próximo a Sete Lagoas. O local é o mesmo escolhido para a prova de abertura da competição, mês passado, mas o percurso, de 19,8 quilômetros, com quatro passagens, será feito em sentido invertido, para trazer novo desafio aos competidores. O campeonato é aberto a UTVs, carros, gaiolas (autocross), motos e veículos que atendam à regulamentação Cross-country da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) – picapes, protótipos e jipes. Maiores informações sobre a prova podem ser obtidas no site do Rally Clube de Minas Gerais, o www.rallyemg.com.br.

CIRCUITO DOS CRISTAIS RECEBE AS MOTOS
NOS TREINOS LIVRES PARA O GP GERAIS

Sábado e domingo o Circuito dos Cristais é das duas rodas, com mais um TrackMix – treino extra-oficial coletivo aberto a quem quer aprimorar a técnica ou se preparar para a segunda etapa do GP Gerais, o Mineiro de Motovelocidade, dia 2. À disposição de pilotos e equipes (os inscritos serão divididos em grupos, conforme a experiência e a cilindrada das motos), cronometragem, equipes de sinalização e resgate médico, venda de pneus e praça de alimentação. Em cada dia haverá seis sessões de 20 minutos, com troféus para os três mais rápidos no sábado. Os valores para participação são de R$ 490 (um dia) e R$ 850 (dois). Maiores informações pelo telefone (31) 99971-8318 ou atendimentotechtime@gmail.com.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por