Campeão olímpico ‘abandona’ delegação dos EUA para treinar com a esposa em Minas Gerais

Cristiano Martins e Clarissa Carvalhaes
csmartins@hojeemdia.com.br / ccarvalhaes@hojeemdia.com.br
05/07/2016 às 20:03.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:10
 (Reprodução/Facebook)

(Reprodução/Facebook)

Saltar barreiras faz parte da rotina no atletismo. No caso do norte-americano Ashton Eaton e da esposa dele, a canadense Brianne Theisen-Eaton, o maior obstáculo é a agenda conjunta de treinos para competições internacionais, já que eles integram equipes diferentes, mas trabalham com o mesmo técnico. Por esta razão, a delegação do Canadá terá 143 membros e mais dois “intrusos” dos Estados Unidos no período de preparação para a Olimpíada, em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Essa foi a solução encontrada pelos dois esportistas na busca pelo grande objetivo traçado há nove anos, quando se apaixonaram, durante a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Juniores, em São Paulo. Desde então, Ashton e Brianne treinam juntos e compartilham o sonho de tornarem-se o primeiro casal a conquistar medalhas de ouro individuais por diferentes países em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos.

"Em 2007, Brianne teve a oportunidade de competir no Brasil, no Campeonato Júnior do Pan. Este é o lugar onde ela conheceu Ashton, e onde ela percebeu que os Jogos Olímpicos poderiam ser uma possibilidade real para ela no futuro. Agora, neste verão, o ciclo se completa, de volta ao Brasil, onde tudo começou", diz a legenda de uma imagem publicada na conta do casal no Facebook.

E não é por acaso que a rede norte-americana NBC Sports classificou Ashton e Brianne como "o casal mais atlético do mundo". Afinal, ele é o atual campeão olímpico e bicampeão mundial no decatlo, enquanto ela detém a prata dos últimos dois mundiais no heptatlo (saiba mais abaixo).

“O ouro olímpico em conjunto seria algo enorme. Acho que seria como fechar um livro sobre toda essa jornada. Desde 2007, quando as nossas carreiras começaram a decolar, temos treinado juntos e atravessado tudo juntos. As duas medalhas de ouro seriam como uma cereja no topo da nossa história”, afirmou Brianne em entrevista recente à agência internacional Reuters.

Em Minas Gerais

A delegação do Canadá e Ashton, juntamente com o treinador Harry Marra, trabalharão nas dependências da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). "Eles vão ficar aqui juntos. Ele é o atual campeão mundial e olímpico, um atleta de peso dos Estados Unidos. Será um grande orgulho para nós", afirma o diretor da Faculdade de Educação Física, Maurício Bara.

Nesta quarta-feira (6), o Hoje em Dia publica uma reportagem completa sobre as delegações que escolheram cidades de Minas Gerais para o período de aclimatação antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

As modalidades

O heptatlo é uma modalidade olímpica exclusivamente feminina que envolve sete provas: 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 metros rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros rasos.

Já o decatlo é a versão masculina nos Jogos, com dez provas, didividas em dois dias: 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e 400 metros rasos; 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500 metros rasos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por