Campeãs estaduais, 'Coelhinhas' ficam sem contrato nesta terça, e têm futuro indefinido no América

Da Redação*
esportes@hojeemdia.com.br
14/11/2016 às 16:13.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:39

A equipe de futebol feminino do América repetiu a alegria dada pelo time masculino no primeiro semestre e se sagrou, pela primeira vez, campeã estadual. Em partida disputada no último domingo (13) no Estádio do Baleião, o Coelho bateu o Ipatinga por 1 a 0, com gol da volante Nathália e garantiu o título de forma invicta. Com o triunfo, as "Coelhinhas" conquistaram também uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano.

A alegria, porém, divide lugar com a insegurança. O motivo? Os contratos das atletas vencem nesta terça-feira (15) e ainda não há uma perspectiva concreta de renovação do vínculo das jogadoras.

"O ideal seria nem vencer os contratos, já pensando que teremos um (Campeonato) Brasileiro em janeiro. Iríamos dar continuidade nos treinamentos para a competição que é bem forte", afirma a Coordenadora do Futebol Feminino no clube, Bárbara Fonseca.

E razões não faltam para o Coelho continuar o investimento no projeto. A equipe profissionalizou o futebol feminino neste ano e já colheu frutos. Fez campanha impecável no Campeonato Mineiro - oito jogos, com sete vitórias e um empate; teve o ataque mais positivo da competição, com 34 gols marcados e apenas quatro sofridos.

Além do título Estadual, o Coelho também foi campeão da Taça BH. Para Victor Alberice, treinador da equipe, a Diretoria teve papel fundamental no bom ano da equipe feminina.

“O nosso desempenho este ano, sendo campeão da Taça BH e do Mineiro de forma invicta, fechando o ano com apenas derrotas no Brasileiro, mostra o tamanho da importância de apoiar o futebol feminino. Também mostra o tanto que o futebol feminino ainda pode crescer. E nós agradecemos todo o apoio da Diretoria do América”, diz o comandante campeão mineiro.

Palavra da diretoria

Um dos presidentes do clube, Anderson Racilan, esteve presente na final deste domingo e afirmou que a intenção do clube é dar continuidade ao projeto. A expectativa de Bárbara é que ainda nesta semana seja marcada uma reunião para definir os rumos da parceira. A coordenadora acredita que o projeto tenha continuidade, apesar de demonstrar preocupação com o vencimento imediato do contrato das atletas.

"O Clube hoje vive um cenário diferente do início desse ano e isso leva a uma cautela maior e alguns ajustes, mas tenho conversado com alguns presidentes e posso concluir que essa diretoria não medirá esforços para a busca de patrocinadores e dar continuidade do projeto", afirma Bárbara.

Para ela, além da importância da renovação, esse será um passo para que o futebol feminino possa se firmar de vez no clube. "Temos que batalhar para que o investimento no futebol feminino deixe de ser sazonal. Precisamos de uma segurança, enxergar como um investimento permanente", finaliza a diretora.

*Colaborou Leonardo Parrela

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por