Campeonato Mineiro caminha rumo ao desequilíbrio pela força de Galo e Raposa

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
27/02/2017 às 11:39.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:44

O jogo entre Cruzeiro e Caldense, quinta-feira (2), às 20h30, no Mineirão, que encerra a quinta rodada do Campeonato Mineiro, pode decretar na competição um desequilíbrio que há muito tempo não era registrado.

O líder Atlético, que tem 100% de aproveitamento, já abriu sete pontos de vantagem sobre o quinto colocado, que é o América. E se a Raposa, que é vice-líder, derrotar a Veterana na quinta-feira, ficará cinco à frente do Coelho.

Se essa tendência se mantiver, pode acontecer no Estadual deste ano um fenômeno registrado em 2013, quando o Cruzeiro conquistou 31 dos 33 pontos possíveis, e o Atlético 27.

O Tombense, que foi o terceiro colocado, somou apenas 19, sendo que 16 seriam suficientes para se chegar às semifinais, pois o Tupi foi o quinto colocado com 15.

Historicamente, considerando-se as últimas cinco edições do Campeonato Mineiro, nunca foram necessários mais do que 20 pontos para se garantir presença no G-4 e disputar as semifinais.

Por isso, não tem como ignorar o fato de que Atlético, com 15 pontos, e Cruzeiro, caso vença a Caldense na quinta-feira e chegue aos 13, brigarão apenas pela primeira posição geral, que garante a vantagem de dois empates, ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols, não só na semifinal, mas também na decisão do título.

Se Atlético e Cruzeiro caminham sem sustos para as semifinais, o América, atual campeão mineiro, vive momentos de irregularidade na competição.
Superado pela URT no saldo de gols, ocupa apenas a quinta posição, e faz um jogo decisivo contra o Uberlândia, domingo (5), às 18h30, no Independência, pela sexta rodada.

Neste confronto, até um empate será desastroso para o Coelho, que tem o clássico contra o Cruzeiro, no dia 12, como o jogo seguinte.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por