Uma coincidência faz desta quinta rodada a mais interessante da fase de classificação do Campeonato Mineiro 2018. 

O clássico entre Cruzeiro e América e o duelo entre URT e Atlético, ambos no domingo (4), reeditam os embates decisivos pelas semifinais das últimas duas edições do torneio. E os quatro clubes estão novamente entre os grandes favoritos à disputa do título.

Equilíbrio

Raposa e Coelho fazem um confronto direto pela liderança, às 17h, no Estádio Mineirão. As duas equipes aparecem empatadas no topo da tabela, com dez pontos, mas o lado azul leva vantagem no saldo de gols (sete, contra quatro).

Clique para ampliar

Nos dois últimos Estaduais, o encontro foi equilibrado, com três empates, duas vitórias celestes e um triunfo alviverde, incluindo as partidas válidas pela primeira fase.

No mata-mata, cada torcida comemorou uma vez. Em 2016, o América levou a melhor ao vencer por 2 a 0 no Independência e segurar um 0 a 0 no Gigante da Pampulha. No ano seguinte, o Cruzeiro deu o troco ao arrancar um empate em 1 a 1 no Horto superar o rival por 2 a 0 no Mineirão.

O clássico deste domingo deve marcar as estreias dos meias Mancuello, pela Raposa, e Serginho, pelo Coelho. Os dois já foram registrados no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF e ganharam condições de jogo. 

Os técnicos Mano Menezes e Enderson e Moreira fizeram mistério e proibiram a entrada da imprensa nos treinos de ontem.

Jejum no interior

URT e Atlético fecham a rodada às 19h30, no Estádio Zama Maciel. 

A equipe da casa ocupa a terceira posição, com oito pontos, e busca embolar a briga pela liderança. Já o time da capital aparece na quinta colocação, com cinco, e tenta reagir após dois tropeços consecutivos no Estadual.

Clique para ampliar

Nas últimas edições, o Galo levou vantagem no confronto, com três vitórias. Não conseguiu, porém, vencer nenhum dos jogos disputados em Patos de Minas (dois empates e uma derrota).

Graças aos triunfos em Belo Horizonte, o Alvinegro conseguiu avançar para as finais nas duas oportunidades. Em 2016, venceu por 2 a 0 no Independência após um empate em 2 a 2 no Alto Paranaíba. O roteiro se repetiria no ano passado, com diferença apenas nos placares: 1 a 1 no interior e 3 a 0 na capital.

Neste domingo, o Atlético deverá atuar pela primeira vez com o time considerado titular em uma partida como visitante neste Mineiro. A única exceção é o lateral-esquerdo Fábio Santos, poupado das atividades de ontem devido a uma amidalite.