Cartões amarelos e vermelhos podem ser fiel da balança pra definir grupo da Alemanha na Copa

Frederico Ribeiro
Enviado Especial à Rússia
23/06/2018 às 18:36.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:57
 (Fifa/Divulgação)

(Fifa/Divulgação)

SÓCHI (Rússia) - Ao vencer a Suécia por 2 a 1, com gol de virada aos 50 minutos do segundo tempo, a Alemanha saiu do afogamento no grupo F. Agora, com três pontos somados, precisa vencer a Coréia do Sul na última rodada. E mesmo assim, tem chances de ser eliminada por conta dos cartões amarelos e vermelhos.

Com esta possibilidade, a expulsão de Jerome Boateng na reta final do jogo deste sábado (23) teria um peso primordial. A questão disciplinar é a última dos critérios de desempate na fase de grupos utilizada pela Fifa. Mas não seria difícil de acontecer no grupo F.

Atualmente, o México é o líder da chave com seis pontos e +2 de saldo. Se perder para a Suécia por 1 a 0, e a Alemanha vencer a Coreia do Sul pelo mesmo placar, então haveria uma igualdade geral entre norte-americanos e europeus: o trio com seis pontos cada, três gols marcados, dois gols sofridos, saldo positivo de um, e com o confronto direto em ciclo (Alemanha venceu a Suécia, que venceria o México, que venceu a Alemanha).

Traçado este cenário apocalíptico, a saída seria definir os dois primeiros colocados através dos cartões amarelos e vermelhos. Para a Fifa, cada amarelo recebido é -1 pontos para a equipe. E cada vermelho recebido na soma de dois amarelos, são -3.

Hoje, a Alemanha se daria mal, pois tem -5 pontos acumulados na indisciplina - foram dois amarelos recebidos e o vermelho de Boateng. O México tem apenas -2 nesta contabilidade, com dois amarelos. Já a Suécia acumula -3, com três amarelos.

O OUTRO LADO
A vitória da Alemanha foi como um sopro de vento no calor de Sóchi, mas para a Coreia do Sul. Assim, os asiáticos agarram na chance de se classificar, ainda que improvável. E pode acontecer a mesmo efeito de cartões para definir o segundo colocado.

O seguinte desenho é possível na última rodada: o México venceu a Suécia por 1 a 0, e a Coréia do Sul vence a Alemanha por 1 a 0. Os mexicanos ficariam com o primeiro lugar garantindo (9 pontos), mas haveria um empate geral entre alemães, coreanos e suecos - o trio com três pontos cada, -1 de saldo, 2 gols marcados, três gols sofridos.

Assim, outra vez os cartões, e a Coreia precisaria tomar muito cuidado diante dos germânicos, pois tem -6 de pontos acumulados na indisciplina, com três cartões amarelos. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por