CBF revê regra de jogadores emprestados e Democrata terá três desfalques contra o Atlético

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
24/02/2017 às 18:28.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:42

Uma mudança no Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol, realizada em fevereiro deste ano, impedirá o Democrata-GV de utilizar dois titulares e um reserva diante do Atlético, neste sábado, pelo Campeonato Mineiro 2017.

O artigo 35 do documento supracitado sofreu alteração radical e, portanto, os clubes que cedem jogadores emprestados a outras agremiações voltaram a ter o poder de vetar, em cláusula de contrato, que estes atletas enfrentem os times "locadores". Assim sendo, o volante Matheus Roldan (20), o meia-atacante Matheus Sergipano (19) e centroavante João Figueiredo (20, suplente) não poderão atuar pelo Democrata-GV contra o Galo.

O trio foi emprestado este ano para o time de Governador Valadares. Se a partida entre as equipes acontecesse em 2016, os três jogadores poderiam, sob a tutela da CBF, entrar em campo. Isso porque, de 2015 até o ano passado, a Confederação incluiu um texto no Artigo 35 que anularia qualquer cláusula imposta pelo clube cedente  que pudesse limitar a utilização do atleta pelo clube cessionário.Reprodução/CBF / N/A

Como era em 2015-2016 e como é agora no Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas 

"Em comparação aos documentos de 2016, os atuais apresentam mudanças em alguns artigos com o objetivo de incluir solicitações feitas pelos clubes no decorrer da última temporada. É o caso do artigo 35 do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol 2017, em que foi retirada a vedação das cláusulas ajustadas para limitar, condicionar ou onerar a utilização de atleta cedido (emprestado) por parte do cessionário. No novo regulamento, cabe aos clubes envolvidos definirem tal questão privativamente", disse um comunicado da CBF, em fevereiro.

A inclusão da cláusula foi derrubada na nova publicação do Regulamento. Esta regra, já combalida, foi criada mediante uma polêmica envolvendo Corinthians e São Paulo, em 2014, quando Alexandre Pato e Jadson, emprestados entre os dois clubes paulistas, ficaram proibidos de entrar em campo no clássico. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por