Quatro jogadoras de equipes mineiras estão entre as melhores da Superliga Feminina de Vôlei da temporada 2016/17. São elas a oposta Destinee Hooker, a central Mara (Camponesa/Minas), a ponteira Alix Klineman e a líbero Tássia (Dentil/Praia Clube).

Curiosamente, a seleção divulgada nesta terça-feira (25) pela CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) não tem nenhuma atleta do time campeão, o Rexona-Sesc/Rio de Janeiro. A equipe do técnico Bernardinho levantou o troféu pela 12ª vez, a quinta de forma consecutiva, no último domingo (23), após vitória por 3 a 2 sobre o Vôlei Nestlé/Osasco na grande final.

De acordo com a CBV, estão na lista as jogadoras mais eficientes de cada posição segundo as estatísticas oficiais da competição. Completam a escalação ideal a levantadora Macris e a central Roberta (Terracap/BRB/Brasília Vôlei), além da ponteira Tandara (Vôlei Nestlé/Osasco).

"As definições são baseadas em números. Desta forma, Macris foi a melhor no levantamento, e a norte-americana Hooker, a mais eficiente no ataque. Entre as centrais, Mara foi a primeira no bloqueio, e Roberta, a segunda", explica a CBV.

"A ponteira Tandara foi a primeira no saque e a segunda no ataque, enquanto a sua companheira de posição, a norte-americana Alix, foi a terceira no ataque. A líbero Tássia foi a primeira na recepção e terceira na defesa", completa.

Renovações

Na próxima temporada, os clubes mineiros não poderão contar plenamente com seus destaques individuais. No time de Belo Horizonte, Mara já teve o contrato renovado, enquanto Hooker anunciou que não ficará no Brasil.

Já a equipe de Uberlândia não comenta a situação das atletas, cujos contratos atuais vencem no fim de maio, mas Alix já se despediu da torcida em postagem nas redes sociais, no dia 9 de abril, e Tássia está a caminho do Osasco.

Melhores do campeonato

Maior pontuadora – Tandara (Vôlei Nestlé)
Melhor saque – Tandara (Vôlei Nestlé)
Melhor ataque – Destinee Hooker (Camponesa/Minas)
Melhor bloqueio – Mara (Camponesa/Minas)
Melhor recepção – Tássia (Dentil/Praia Clube)
Melhor defesa – Brenda Castillo (Genter Vôlei Bauru)
Melhor levantadora – Macris (Terracap/BRB/Brasília Vôlei
Craque da Galera – Tandara (Vôlei Nestlé)

Classificação final

1º - Rexona-Sesc/Rio de Janeiro (RJ)
2º - Vôlei Nestlé/Osasco (SP)
3º - Dentil/Praia Clube (MG)
4º - Camponesa/Minas (MG)
5º - Genter Vôlei Bauru (SP)
6º - Terracap/BRB/Brasília (DF)
7º- Fluminense (RJ)
8º - Pinheiros (SP)
9º - São Cristóvão Saúde/São Caetano (SP)
10º - Rio do Sul (SC)
11º - Sesi-SP
12º - Renata Valinhos/Country (SP)