Chegou a hora: Sóbis busca fim de jejum e gol fora de casa na semifinal da Copa do Brasil

Cristiano Martins
csmartins@hojeemdia.com.br
15/08/2017 às 19:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:05
 (Washington Alves/LightPress/Cruzeiro)

(Washington Alves/LightPress/Cruzeiro)

O longo jejum de 11 partidas e um retrospecto ruim fora de Belo Horizonte desafiam e motivam Rafael Sóbis na semifinal da Copa do Brasil 2017. Artilheiro da competição, com cinco gols, o atacante é a principal esperança ofensiva do Cruzeiro na disputa com o Grêmio, iniciada nesta quarta-feira (16), às 21h45, em Porto Alegre.

A responsabilidade do camisa 7 será ainda maior a partir desta fase do torneio, devido à carência de peças no elenco para a posição. O técnico Mano Menezes não conta com Sassá (autor de cinco gols nos últimos sete jogos), nem Rafael Marques, ambos inscritos após o prazo para a participação no mata-mata.

O segundo ainda foi submetido a uma pequena cirurgia para a retirada de uma hérnia, no último sábado, e está vetado por tempo indeterminado.

Mesmo assim, a diretoria da Raposa decidiu negociar Ramón Ábila com o Boca Juniors. O argentino era o jogador mais fatal da equipe nesta temporada, com 13 gols marcados em partidas oficiais, um deles na Copa do Brasil.

Assim, o jovem Raniel torna-se a única opção para o setor no banco de reservas. Formado na base celeste e promovido ao time principal neste ano, o atacante de 21 anos já teve papel decisivo na competição, ao anotar o gol da classificação às quartas de final, diante da Chapecoense. Aquele foi, entretanto, o único tento em 14 jogos disputados pelo clube.

VISITANTE
O gol qualificado só deixará de contar como critério de desempate na grande final. Por isso, o técnico Mano Menezes já adiantou que vai à Arena do Grêmio disposto a deixar uma classificação encaminhada.

Para isso, precisará torcer por um feito inédito de Sóbis. Desde que estreou pelo Cruzeiro, em julho do ano passado, o atacante fez apenas quatro gols nas partidas como visitante, sendo um em Belo Horizonte (no Estádio Independência) e nenhum deles em uma competição nacional ou internacional.

O camisa 7 teve a temporada comprometida por uma lesão na coxa esquerda, na final do Campeonato Mineiro. Depois de um mês no Departamento Médico, o atacante retornou à equipe titular com gol, no empate em 3 a 3 diante do próprio Grêmio, pela oitava rodada do Brasileirão.
Desde então, porém, só balançou a rede uma outra vez (na vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, uma semana depois). Contra o São Paulo, no último domingo, Sóbis completou 11 partidas na “seca”, com média de 73 minutos em campo.

BOA FASE
Por outro lado, os vice-artilheiros do Cruzeiro na Copa do Brasil estão à disposição de Mano Menezes e vivem bom momento no time. São eles os meias Robinho (três gols), Thiago Neves e Alisson (dois cada).Editoria de Arte/Hoje em Dia

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por