'Churrasco de grife' e festa na Campestre: por voto, 'presidenciáveis' esquentam bastidores celestes

Guilherme Guimarães
gguimaraes@hojeemdia.com.br
07/04/2017 às 01:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:02

Os bastidores do Cruzeiro estão muito inflamados, e não tem sido a campanha da Raposa dentro de campo ou sua condição de único grande invicto no Brasil que promovem discussões acaloradas. A eleição presidencial já gera enorme movimentação no clube, principalmente, no que diz respeito ao estatuto da agremiação. Por causa da escolha do novo presidente em pleito eleitoral a acontecer no fim do ano, os possíveis candidatos já se articulam para tentar convencer conselheiros, cada um à sua forma, a aceitar - ou não aceitar - alterações no documento que rege o funcionamento da instituição. 

Do lado da situação, o atual vice-presidente de futebol, Bruno Vicintin - que deve sair como candidato na chapa apoiada por Gilvan de Pinho Tavares caso haja mudanças estatutárias no Cruzeiro -, marcou um 'churrasco de grife para conversar e pedir apoio aos conselheiros no que diz respeito à modernização do estatuto. O evento será realizado no dia 10 de abril, em uma das melhores casas especializadas da cidade, na região Centro-Sul. 

Situação

Vicintin só conseguirá concorrer ao cargo de presidente do Cruzeiro se houver mudança estatutária. O dirigente não reúne, atualmente, condições burocráticas para participar da eleição. E a forma mais fácil de dar a ele a possibilidade de assumir o posto mais importante no clube, é pela mudança de estatuto. 

Bruno Vicintin, hoje não tem chance de ser candidato à cadeira presidencial, pois não reúne todas as características necessárias. Como consta no primeiro parágrafo do artigo 26 do estatuto do Cruzeiro, apenas conselheiros beneméritos ou natos, com no mínimo três mandatos completos e ininterruptos, podem pleitear a cabeça de chapa em uma eleição presidencial no clube. Barreira que impede Vicintin de, ao menos, concorrer. Reprodução 

Como trunfo, Vicintin convidou conselheiros do clube para um evento na churrascaria Fogo de Chão, no bairro Funcionários, região da Savassi. O intuito do encontro é convencer os membros do Conselho a apoiarem um novo estatuto, regimento mais flexível que permitiria a candidatura de jovens conselheiros nos pleitos eleitorais daqui em diante. Essa é a grande aposta da situação, que, sabendo do não consenso pela alteração, trabalha firme nos bastidores. O convite para o evento "vazou" nas redes sociais (veja acima).

Da arquibanca

Amigos pessoais de Bruno Vicintin desde os tempos de arquibancada do Mineirão fazem campanha nas redes sociais para dar mais força e voz à possível mudança no estatuto. Um perfil foi criado no Twitter e, por meio dessa conta, "Muda Estatuto Cruzeiro", ideias pró-alteração do documento são disseminadas na internet. Reprodução/Twitter 

Até uma propaganda com o rosto de Bruno Vicintin e os dizeres: "Presidente 2018" já circula pelas redes sociais. Mas,sem saber se conseguirá alterar o estatuto e se tal mudança beneficiaria a situação já neste pleito presidencial, o atual mandatário da Raposa teria na manga um plano B: Hermínio Lemos, irmão de José Francisco Lemos, seria o nome da situação para concorrer à vaga de presidente. 

Experiente e com profundo conhecimento do estatuto celeste, Hermínio é ex-presidente do Conselho Deliberativo do clube e tem décadas de dedicação ao Cruzeiro. Reprodução/Twitter /  

Oposição

Enquanto a situação está fervorosa e faz o que pode para conseguir mudar o estatuto, Zezé Perrella evita aparecer neste momento. O ex-presidente espera uma definição melhor sobre como será a eleição para "dar as caras" e se posicionar sobre a eleição. 

Segundo apurou o Hoje em Dia, Perrella aguarda uma composição de chapa com mescla entre seus apoiadores e conselheiros ligados ao atual presidente. Ainda de acordo com informações recebidas pela reportagem, Zezé Perrella solicitou a Gilvan e Francisco Lemos um nome, apoiador da atual gestão, que pudesse compor a chapa a ser encabeçada por Perrella na eleição. 

Como forma de se aproximar mais dos conselheiros, Perrella foi convidado a participar de um encontro em bar na sede Campestre do Cruzeiro, localizada no bairro Santa Amélia, região da Pampulha. Lá, nesta quinta-feira, o ex-presente será sabatinado e questionado sobre o que poderia ser feito para melhorar o clube. 

Perrella conversou com muita gente, tirou fotos e se mostrou solícito com todos os presentes. Junto dele estavam alguns conhecidos, como o ex-superintendente do clube, o advogado Sérgio Rodrigues, outro ex-presidente e irmão de Zezé, Alvimar Perrella, o empresário Márcio "Atacado" Rodrigues, e Rafael Brandi, filho do falecido Felício Brandi, considerado por muitos como o maior presidente da história celeste. 

Membros da maior torcida organizada do Cruzeiro, a Máfia Azul, também estiveram na Campestre na noite da última quinta-feira. Roberto Carvalho 

Roberto Carvalho

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por