Cipó Cup: belo visual e trilhas desafiadoras em maratona de Mountain Bike

Rodrigo Gini
04/07/2017 às 19:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:23
 (Cristiano Quintino/divulgação)

(Cristiano Quintino/divulgação)

Cinco dias de trilhas (muitas delas inéditas) por uma região de rara beleza natural, enfrentando subidas fortes e descidas técnicas sobre duas rodas. Esse é o cardápio que aguarda por ciclistas de todo o país que encaram, de hoje a domingo, a Cipó Cup.

O nome pode não ser novidade (foi usado para uma prova na região em 1994), mas o formato segue uma tendência do mountain bike internacional: a de competições por etapas de longa duração, em que os atletas, pedalando em duplas, contam com alimentação e hospedagem (em barracas) fornecidos pela organização.

À frente do evento, um ciclista acostumado a encarar este tipo de desafio, Antônio José Duarte Gonçalves, o Ticorico, um dos precursores do esporte em Minas, com participação em provas do gênero na Europa. Ele fez questão de escolher a dedo os caminhos pelos quais os ciclistas vão passar em busca da vitória e se preocupou com todos os detalhes para transformar a Cipó Cup num evento consolidado e atrair atletas de outros países.
“Mesmo quem conhece a região vai se surpreender com alguns locais que escolhemos. Além disso, teremos um sistema de cronometragem via satélite que vai mostrar a localização dos ciclistas em tempo real”, explica.

Ao todo, serão cerca de 240 quilômetros de percurso, começando por um prólogo, às 16h, no entorno da Cachoeira Grande, para definir as posições de largada.
Nas demais quatro etapas (Zareia/Peixe Tolo; Peixe Tolo/Curral do Sr. Luiz; Curral do Sr. Luiz/Lapinha da Serra e Lapinha da Serra/Zareia), as duplas largarão de dois em dois minutos, na ordem invertida da classificação, de modo a evitar engarrafamentos nas trilhas e dar maior tempo de descanso aos mais rápidos.
Quem ainda não se considera preparado para encarar os cinco dias de trilhas terá a chance de pedalar apenas no domingo, na disputa da categoria Expedition.

Destaques
Entre os favoritos estão os mineiros Uirá Ribeiro e Guilherme Bueno, com experiência em provas como o Brasil Ride e que se preparam para disputar o Swiss Epic, maratona disputada nos Alpes suíços. Destaque também para a dupla formada por Lucas Mendes e Flávio Diniz.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por