Circo esquenta os motores para a temporada: é hora de apresentar as novas máquinas

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
10/02/2017 às 20:08.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:51

Falta menos de uma semana. Mais especificamente, seis dias para que a temporada 2017 do Mundial de Fórmula 1 comece para valer. A data é a prevista para a apresentação do primeiro dos novos carros – o da suíça Sauber – e, se nos últimos anos a expectativa era relativa (a estabilidade nas regras fazia com que os modelos mudassem pouco de um ano para outro), desta vez o cenário é completamente diferente.

Vivendo um período de mudanças também nos bastidores, com a saída de Bernie Ecclestone e a chegada do conglomerado norte-americano Liberty Media para comandar o circo, a principal categoria do automobilismo trará novidades também na pista, numa tentativa de equilibrar as disputas e movimentar os GPs.

Os carros estão 20 centímetros mais largos, assim como as asas dianteira e traseira (que este ano teve a altura máxima reduzida em 15 centímetros). Os pneus também ganharam em largura – seis centímetros os dianteiros e oito os traseiros. As fotos reveladas por funcionários da extinta Manor com um modelo em escala do que seria o carro do time confirmam que a carroceria volta a ganhar uma ‘barbatana de tubarão’ para aumentar a estabilidade. Tudo para fazer com que os tempos de volta caiam, em média, de dois a três segundos – com maior aderência mecânica, as máquinas podem perder em velocidade nas retas, mas serão bem mais rápidas nas curvas.

A principal curiosidade diz respeito a como os projetistas interpretaram o novo regulamento e se craques do desenho como Adrian Newey (Red Bull) conseguiram encontrar algum pulo do gato. A McLaren, que vem de dois anos decepcionantes em parceria com a Honda, promete “mudanças radicais” para seu MCL32. E acena com a possibilidade de voltar a decorar o carro com o laranja, cor usada pelo fundador Bruce McLaren.

Sem festa
Longe das vacas gordas de um tempo, boa parte das equipes optou por apresentar seus novos carros pela internet ou já em Barcelona, palco das duas sessões coletivas de treinos, a partir do dia 27. Será a chance de testar o novo equipamento antes do GP da Austrália, que abre o campeonato no dia 26 de março.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por