Clássico 500, nas contas do Atlético, é um ingrediente a mais para o confronto deste domingo (2)

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
01/07/2017 às 18:06.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:20
 (Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

(Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

O clássico mineiro não tem números únicos. Cada lado tem a sua contagem, pois há divergências em relação a confrontos, principalmente antes da Era Mineirão. Para o Atlético, o jogo deste domingo (2), às 16h, no Estádio Independência, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, será o de número 500 contra o Cruzeiro. Numa história marcada pela rivalidade, não deixa de ser um ingrediente a mais para a partida.

Já estará em jogo neste domingo a hegemonia no clássico no Brasileirão, considerando-se a unificação, promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 2010. Em meio século de confrontos e 64 partidas, cada lado soma 22 vitórias. Foram 20 os empates.

Mas há muito mais para Atlético e Cruzeiro buscarem ou defenderem no confronto deste domingo, no Horto, pela Série A.

Os números inteiros, na sua relação particular de clássicos, não deram muita sorte ao Atlético na história recente do confronto. Em 19 de abril de 2015, no jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro, a vitória por 2 a 1, de virada, com dois gols de Lucas Pratto, dentro do Mineirão, foi a 199ª do Galo até então em 490 partidas contra o Cruzeiro, numa história iniciada em 1921.

O Atlético passou oito jogos seguidos diante do rival sem conseguir a vitória 200 na sua contagem do clássico. Foram cinco derrotas e três empates, em mais de dois anos sem vencer o Cruzeiro, jejum quebrado no último confronto (499 na sua conta) entre os dois rivais, em 7 de maio, no Independência, partida em que a vitória por 2 a 1 garantiu ao Galo o título do Campeonato Mineiro de 2017.

A vitória no seu clássico 500 faria ainda com que o Atlético voltasse a vencer o rival pelo Campeonato Brasileiro, o que não acontece desde 21 de setembro de 2014, quando fez 3 a 2, no Mineirão, pela 23ª rodada.

Nas duas últimas temporadas, os clássicos pelo Campeonato Brasileiro foram vencidos pelo Cruzeiro, quando aconteceram no Independência, com mando atleticano, e terminaram empatados os outros dois disputados no Mineirão.

Ingredientes não faltam para o clássico 500, segundo o Atlético, e o 482, nas contas do Cruzeiro. Mas o principal deles é a rivalidade. E nessa história quase centenária, cada vitória a mais no confronto vale como se fosse um título.

OS NÚMEROS DO ATLÉTICOReprodução/ Internet

OS NÚMEROS DO CRUZEIROReprodução/Internet

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por