Por ter classificado em terceiro lugar na primeira fase do Campeonato Mineiro 2018, o Atlético só poderá encontrar o rival Cruzeiro na fase de mata-mata se ambos se classificarem para a decisão do Estadual.

O Galo receberá a URT em Belo Horizonte pelas quartas, enquanto a Raposa, líder da primeira fase com folgas, duela contra a Patrocinense, também exercendo o mando de campo no jogo único (empate leva a disputa aos pênaltis, nas quartas de final).

A única possibilidade de dar o maior clássico mineiro já na semifinal seria se o Atlético tivesse terminado a primeira fase do Mineiro na quarta colocação para baixo. Assim, o alvinegro poderia ser o de pior campanha entre os sobreviventes nas semifinais, encontrando o clube celeste na penúltima etapa da competição.

Os duelos eliminatórias do Estadual 2018 são sempre formatados entre o time de melhor campanha da 1ª fase contra o time de pior campanha da 1ª fase. Como se classificou em terceiro lugar, o Atlético só pode ser o time de pior campanha na 1ª fase na decisão do torneio.

Para as semifinais e para a final, os times farão jogos de ida e volta, com o mando de campo da segunda partida pertencente à agremiação que foi melhor na primeira fase. A melhor campanha também dá a vantagem do empate no placar agregado, algo que não existirá nessas quartas de final.