Uma reunião em São Paulo no início da semana decretou a realização do Campeonato Brasileiro Sub-23 pela Confederação Brasileira de Futebol. O torneio, que deverá ocupar poucas semanas desta reta final de calendário, terá 10 participantes, entre eles a dupla mineira Atlético e Cruzeiro.

A ideia da competição foi revelada pelo UOL Esporte no fim de setembro. A reportagem do Hoje em Dia confirmou que o martelo foi batido e falta apenas a divulgação de detalhes das datas das partidas. Fato é que as equipes serão divididas em dois grupos, com a intenção de fazer mata-mata após o chaveamento.

Atlético e Cruzeiro haviam sido convidados pela CBF e aceitaram o convite. Ao Hoje em Dia, a assessoria da equipe 'B' do Galo informou que o clube tem interesse em disputar o torneio, mas ainda aguardava a confirmação por parte da entidade. Mas a competição realmente sairá do papel, com a expectativa de ser realizada a partir do penúltimo fim de semana de outubro (21 e 22) até a virada de novembro para dezembro. 

O Galo já tem uma equipe preparada para a competição. Criado este ano, o time Sub-23 do clube está em plena atividade, brigando por promoção na Segundona do Campeonato Mineiro (terceira divisão, na prática). A competição estadual termina em 28 de outubro. 

Os grupos do Brasileirão Sub-23 serão: A - Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Coritiba e Figueirense; B - Atlético, Atlético-PR, Grêmio, Botafogo e Santos.

DIREITOS DE TV
A competição já nascerá com os direitos de transmissão comercializados. O canal Esporte Interativo, do conglomerado de mídia Turner, comprou o torneio e irá transmitir os jogos de maneira exclusiva. A intenção é de fazer a edição 2017 experimental, para fixar a competição no calendário nos próximos anos.

O Campeonato Brasileiro Sub-23 já está publicado no site da CBF. Entretanto, a aba da competição não possui nenhuma informação, a não ser documentos que abrangem outros torneios. As equipes poderão escalar até três jogadores de linha acima da idade, além de um goleiro com mais de 23 anos. 

CBF Campeonato Brasileiro sub-23