SÓCHI – (Rússia) – A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018 é só daqui cinco dias. Mas os jogadores já vestiram a camisa oficial a ser usada no torneio para uma série de vídeos e fotos da Fifa no chamado “media day”. Além disso, houve conferência sobre o VAR.

Logo após realizar treinamento no estádio Slava Metreveli, os 23 jogadores e a comissão técnica se dirigiram para uma sala multimídia no Swissôtel Kamelia. Entre as fotos e vídeos da Fifa, eles tiveram uma palestra sobre o VAR (Árbitro de Vídeo) que será utilizado na Copa.

O responsável por introduzir o sistema do árbitro de tecnologia foi o ex-juiz Wilson Seneme, dono do apito de inúmeros jogos do Brasileirão na década de 1990. Atualmente, Seneme faz parte da comissão de arbitragem da Fifa.

Para o goleiro Alisson, primeiro entrevistado pela imprensa em Sóchi, o VAR é bem-vindo no mundo novo do futebol. E o camisa 1 sabe do que fala pois, ao defender a Roma, experimentou o árbitro de vidro no Campeonato Italiano.

"Acredito que o VAR vem a somar, vem para ajudar na copa do mundo, tive a experiência do VAR na Itália e deu muito certo. Com a margem de erro de menos de 1%. Acredito que irá ajudar em lances que colocam o árbitro em dificuldade".