Com golaço de Fernandinho, Atlético bate o Cruzeiro no Independência

Wallace Gaciano - Hoje em Dia
13/10/2013 às 18:09.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:18

Com um golaço de Fernandinho, já no final da partida, o Atlético fez valer sua força em casa e bateu o arquirrival, Cruzeiro, por 1 a 0, na tarde deste domingo (13), no Independência. A vitória fez justiça ao maior ímpeto alvinegro, que dominou as ações ofensivas ao longo da peleja, enquanto os comandados de Marcelo Oliveira não mostraram o bom futebol de outrora.    Com o triunfo, a equipe comandada por Cuca se manteve na quinta colocação, com 42 pontos conquistados. Apesar da dura derrota, a Raposa ainda permanece com a liderança folgada na tabela, com 59 pontos, dez a mais que o segundo colocado, Grêmio.    Os clubes voltam a campo na próxima quarta-feira (16). Às 19h30, o Cruzeiro recebe o Fluminense, no Mineirão, tentando se reerguer no campeonato após duas derrotas seguidas. Mais tarde, às 21h50, o Atlético visita o xará paranaense, no Durival de Brito, em Curitiba.   Pouco à frente   Clássico costuma ser tenso por definição e o deste domingo não fugiu à regra. Durante os 45 minutos iniciais, a marcação prevaleceu à técnica. Foram poucas (para não dizer quase nenhuma) jogadas criadas, poucas brechas deixadas e assim a partida encarnou essa essência combativa do duelo entre rivais.    Quem dominou as ações foi o Atlético, muito por sua postura tática. Cuca adiantou suas linhas defensivas. Com a zaga e os volantes postados mais à frente, ele conseguiu diminuir os espaços deixados para os meias celestes, principal fonte de criação do adversário. Assim, fez com que a Raposa não ameaçasse sua meta em nenhuma oportunidade.    Com Tardelli flutuando entre as costas dos volantes estrelados e as laterais, Cuca enganou a marcação em cima do seu principal atleta e fez com que as poucas ações ofensivas surgissem dos pés atleticanos. Na principal, que por coincidência foi a única finalização precisa da primeira etapa, o camisa 9 alvinegro (que agora faz às funções de um 10), deixou Fernandinho livre. O atacante bateu cruzado, mas Fábio salvou.   A impressão que dava era que o Cruzeiro havia abandonado sua característica ofensiva e não conseguiu encaixar a nova propostade explorar jogadas pelo meio e lançamentos longos. Enquanto isso, o Atlético tinha maior ímpeto para abrir o placar, mas faltava algo mais na criação. O placar sem gols não podia continuar na etapa complementar. 

Confira as imagens da primeira etapa 

  Aberto   A tônica do segundo tempo mudou. Se a etapa inicial mostrou um jogo tenso, com muito combate e pouca criação, a complementar trouxe uma partida franca, com duas equipes dispostas a buscar a vitória e com mais opções ofensivas.    Tão logo a bola rolou, o Cruzeiro chegou ao gol atleticano pela primeira vez. E por pouco não abriu o marcador. Logo na primeira volta do placar, Ricardo Goulart recebeu no meio, deixou Leonardo Silva e chutou com força. Giovanni saiu de forma providencial e evitou o tento do adversário.   A resposta atleticana não tardou. Aos 3 minutos, Diego Tardelli desceu em velocidade pela esquerda e centrou a bola na área adversária. O baixinho Luan penetrou sozinho e cabeceou rumo ao gol. Fábio salvou a Raposa de tomar o gol.    Conforme passava o tempo, as oportunidades iam surgindo. Aos 11, por exemplo, Alecsandro acertou um belo chute de fora da área, mas Fábio encaixou a pelota. Aos 17, foi a vez de Fernandinho receber a bola na entrada da rival. Só não marcou porque Léo o bloqueou na hora da finalização. Um pouco mais tarde, aos 27, Willian lançou Everton Ribeiro em diagonal. O meia-atacante celeste penetrou livre na área atleticana e só não fez o gol porque Giovanni saiu de forma providencial nos pés do adversário.   A melhor oportunidade, entretanto, veio aos 35 minutos, quando Fernandinho escapou em velocidade pela esquerda e cruzou para trás, onde achou Luan, que emendou de primeira e a bola foi parar no canto esquerdo de Fábio. A gorduchinha só não morreu no barbante porque o goleiro salvou milagrosamente a Raposa.   E quando o duelo continuava teimando em terminar sem gols, veio a redenção. Com um golaço, diga-se de passagem. Aos 40 minutos, Fernandinho recebeu na ponta-direita, deu uma meia-lua no zagueiro Bruno Rodrigo e mandou de canhota, com categoria, no ângulo de Fábio, que tentou evitar o gol em vão. 1 a 0, para festa da torcida alvinegra no Horto.   O gol no final da partida, que se transformou posteriormente no da vitória, fez justiça ao maior ímpeto atleticano durante o clássico. Desde o primeiro tempo, foi o Galo quem propôs uma postura ofensiva. O golaço de Fernandinho é a cereja do bolo após uma grande exibição do clube alvinegro. 

Confira as imagens da segunda etapa 
  FICHA TÉCNICA   ATLÉTICO 1 X 0 CRUZEIRO   ATLÉTICO: Giovanni, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Emerson, Junior César; Pierre, Josué (Leandro Donizete), Diego Tardelli, Luan (Carlos César) e Fernandinho; Alecsandro (Neto Berola). Técnico: Cuca   CRUZEIRO: Fábio, Ceará, Léo, Bruno Rodrigo, Egídio; Nílton, Lucas Silva (Henrique), Everton Ribeiro, Ricardo Goulart; Willian (Dagoberto) e Borges (Alisson). Técnico: Marcelo Oliveira   Gol: Fernadinho (aos 40' do 2º tempo) Motivo: Jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro  Data: 13 de outubro de 2013 Estádio: Independência Cidade: Belo Horizonte Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Asp-Fifa-SP) Árbitros assistentes: Janette Mara Arcanjo (FIFA-MG) e Pablo Almeida da Costa (CBF-MG) Árbitros assistentes adicionais: Igor Junio Benevenuto (CBF-MG) e Marcos Vinícius de Sá dos Santos (CBF-MG) Público: 15.368 pagantes Renda: R$ 574.655  Cartões amarelos: Lucas Silva e Ceará (Cruzeiro); Pierre, Neto Berola e Leonardo Silva (Atlético)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por