Com as novas regras determinadas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Pirelli já anunciou nesta sexta-feira (11) os tipos de pneus que as equipes poderão utilizar na primeira etapa do Mundial de 2016, na Austrália, no fim de semana dos dias 18 a 20 de março.

Equipes e pilotos terão a sua disposição a partir da próxima temporada três tipos de pneus por fim de semana, de acordo com as novas regras da F1. E, para a corrida em Melbourne, eles poderão utilizar os pneus médios (de cor branca), macios (amarelo) e supermacios (vermelho) em Melbourne.

A definição precoce dos pneus já faz parte do novo regulamento. Pelas regras aprovadas recentemente pela FIA, a Pirelli deve anunciar com antecedência de 14 semanas os pneus disponíveis para as corridas que serão disputadas fora da Europa.

A possibilidade de escolher entre três tipos e a antecipação desta escolha pela Pirelli trarão riscos para os times, que só conhecerão os modelos nos testes da pré-temporada em fevereiro de 2016. Dependendo de como os pneus se comportarem na pista durante os testes, a escolha antecipada da Pirelli poderá se mostrar equivocada para as primeiras provas do ano, que também será disputadas longe da Europa e vão exigir uma definição antecipada.

Para a prova em Melbourne, os carros terão que usar ao menos um jogo de pneus médios e macios durante a corrida. Terão ainda à disposição os supermacios, que não serão obrigatórios.

Outra nova regra prevê que cada time terá que reservar ao menos um jogo de supermacios para ser usado no Q3, a última sessão do treino classificatório. Este jogo deverá ser devolvido à Pirelli ao fim do Q3.