Com Olimpíada na mira, judô e tênis de mesa fazem bonito na Europa (Tóquio-2020)

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
25/02/2018 às 21:22.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:34
 (IJF/divulgação)

(IJF/divulgação)

Ao menos nas principais potências esportivas do planeta, uma Olimpíada começa assim que a anterior termina. No combalido esporte brasileiro, que luta com as dificuldades para aproveitar o imenso legado deixado pelos Jogos de 2016; vive os reflexos das irregularidades atribuídas à gestão Carlos Arthur Nuzman no COB e tem de lidar com o limitado suporte federal, as diversas modalidades tentam manter o momento positivo.

Uma das mais tradicionais fontes de medalhas verde e amarelas, o judô segue fazendo bonito na temporada, à espera do início do período de ranqueamento que definirá a equipe em Tóquio-2020, em 21 de maio.

No segundo dos cinco eve ntos do Grand Slam, encerrado ontem, em Dusseldorf (Alemanha), foram duas medalhas: a prata de Mayra Aguiar na categoria até 78 quilos (a gaúcha foi bronze em Londres-2012 e no Rio-2016); e o bronze de Eric Takabatake na categoria até 60 quilos. Érika Miranda (até 52 quilos) e Ketleyn Quadros (até 63 quilos), ambas ex-Minas, ficaram em quinto lugar.

O Grand Slam prossegue nos dias 17 e 18, em Ekaterinburgo (Rússia). Antes, o calendário da Federação Internacional de Judô prevê o Grand Prix de Agadir, no Marrocos.

Copa do Mundo
Em Londres, na Copper Box Arena, espaço de competição da Olimpíada de 2012, a equipe brasileira masculinsa de tênis de mesa fez bonito na Copa do Mundo por equipes. Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Eric Jouti concluíram a fase classificatória como líderes do Grupo D.

Nas quartas de final, acabaram superados por 3 jogos a 1 pela equipe britânica, mas asseguraram um posto entre os oito melhores da competição. Já as meninas acabaram prejudicadas pela definição das chaves, que as deixou diante de China e Coreia do Norte. A campanha parou mesmo na primeira fase.

Peneira
Por aqui, o Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE) promove, sábado, mais uma seleção de talentos para provas de atletismo, das 9h às 12h.

Podem participar do processo jovens com idade entre 12 e 16 anos (meninos e meninas) – os escolhidos passarão a contar com orientação gratuita na preparação para provas de velocidade, saltos, arremesso/lançamentos e corridas de fundo. O CTE-UFMG está localizado na Rua Alfredo Camarate, 617, Pampulha, na parte inferior do Centro Esportivo Universitário.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por