Faltam menos de 10 dias para a estreia no Campeonato Mineiro – a equipe faz justamente a partida de abertura da competição, recebendo a patrocinense no Horto, dia 17. E apesar da movimentação intensa no mercado e da possibilidade de saída de alguns dos destaques do grupo campeão brasileiro da Série B, não só reforços têm chegado e já trabalham com o técnico Enderson Moreira, como a diretoria tem assegurado a permanência de jogadores que foram decisivos para o retorno à elite. Ao longo da semana, os volantes Zé Ricardo e Juninho; o meia Renan Oliveira e o zagueiro Messias (cujo futebol já vem sendo monitorado por outros clubes brasileiros e estrangeiros) acertaram a renovação de seus contratos, juntando-se a Luan, Bill, Giovanni, Gérson Magrão, David, Norberto, João Ricardo e Roger.

Com a vinda dos atacantes Rafael Moura, Aylon e Capixaba; do volante Matheus Sales, já confirmados, além do zagueiro Matheus Ferraz e o lateral Aderlan, Enderson já conta com um grupo qualificado para o Mineiro, mas não descarta novas chegadas, especialmente depois da conclusão dos estaduais, momento que sempre traz oportunidades ­– sempre mantendo a política de reforços pontuais, de acordo com a necessidade e o limite orçamentário. Para o comandante, em praticamente todas as posições o clube já conta ao menos com duas opções fortes.

Com o pouco tempo à disposição para os treinos, o domingo foi de fortalecimento físico e treinos táticos no gramado do CT Lanna Drumond, e a semana prevê atividades todos os dias, com dois turnos na segunda, quarta, quinta e sexta. A comissão técnica não descarta a realização de ao menos um jogo-treino para começar a esboçar o time que vai a campo na estreia.

"Temos uma comissão técnica muito boa, de alto nível. Eles nos passaram um trabalho para as férias e, particularmente, trabalhei muito. Procurei controlar a alimentação também. Sabemos que não vamos estar na melhor condição para a estreia, mas teremos uma condição boa. Temos um grupo bom e tenho que agarrar qualquer oportunidade que tiver. Quando mais jogadores de alto nível tivermos, melhor para o América ter uma boa sequência no ano e buscar nossos objetivos", destacou Zé Ricardo, uma das boas surpresas do Coelho em 2017.