Com quatro gols no São Francisco, Sóbis iguala marca de Tostão, Dirceu Lopes e 'Fenômeno'

Guilherme Guimarães
Hoje em Dia - Belo Horizonte
24/02/2017 às 16:23.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:42

Os quatro gols do atacante Rafael Sóbis na vitória do Cruzeiro por 6 a 0 sobre o São Francisco-PA ajudaram o time celeste a passar de fase na Copa do Brasil, e, também, colocaram o avante celeste em uma seleta lista de cruzeirenses que balançaram as redes quatro vezes em uma mesma partida no Mineirão. 

Diante dos paraenses na última quarta-feira, Rafael Sóbis se tornou o 11º cruzeirense a atingir tal feito, entrando em um grupo que já contava com jogadores que marcaram época com a camisa cinco estrelas, dentre esses os craques eternos Tostão e Dirceu Lopes, o “Furacão Jairzinho e o "Fenômeno" Ronaldo.

Foi a primeira vez que Rafael Sóbis marcou quatro gols em um único jogo. Antes, pelo próprio Cruzeiro, marcou um hat-trick (três gols) na vitória celeste por 4 a 1 diante do Internacional, seu ex-clube, no Brasileirão de 2016. Em outras partidas como jogador profissional ao longo de sua carreira, o atcante havia conseguido, apenas, balançar as redes duas vezes em um mesmo compromisso por suas ex-equipes.

 “No primeiro tempo, não (havia marcado quatro gols no mesmo jogo). Ainda mais os quatro com a ‘perna ruim’. Isso mantém nossa confiança lá no alto”, disse Rafael Sobis no intervalo do jogo com o São Francisco, na última quarta-feira. 

“Quatro gols são quatro gols. Importante para mim, importante para o grupo, para dar uma sequência boa", completou.

Última vez

Não foi há muito tempo que um outro cruzeirense alcançou tal marca. O último atleta que marcou quatro vezes no mesmo jogo com a camisa estrelada foi Willian do “Bigode”, hoje no Palmeiras. Na ocasião o avante anotou seus tentos na vitória por 5 a 1 diante do Figueirense, na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2015. 

O ineditismo e a segunda dose

O primeiro atleta a chegar a essa marca foi o meia-atacante Marco Antônio, na década de 1960. Mais exatamente em 1965, quando a Raposa venceu o Guarani de Divinópolis por 7 a 1, em duelo válido pelo Campeonato Mineiro. 

O próprio Marco Antônio repetiria a dose um ano depois, no torneio denominado como “Quadrangular Internacional”, campeonato que reuniu os três grandes de Belo Horizonte (Atlético, Cruzeiro e América), mais os portugueses do Belenenses. Na ocasião o time luso perdeu por 5 a 2.

A trinca do craque Tostão

Tostão por três vezes marcou quatro gols em uma mesma partida no Gigante da Pampulha. Em novembro de 1966, na vitória por 9 a 0 sobre o Nacional Uberaba, no Campeonato Mineiro; em maio de 1968, contra o Independente de Uberaba na vitória por 10 a 0, também pelo Estadual; e em julho de 1970 na vitória por 5 a 0 diante do Tupi, outro confronto válido pelo Mineiro da época.

Homenagem a Roberto Batata

Morto em um acidente de carro no ano em que o Cruzeiro venceria sua primeira Copa Libertadores, em 1976, Roberto Batata foi homenageado em campo por seus companheiros de clube naquele ano. A Raposa venceu o Alianza, do Peru, por 7 a 1, placar que ficou marcado pela alusão à camisa de Batata, que vestia o uniforme número sete. Nesse jogo, o Furacão Jairzinho, campeão do Mundo com a seleção Brasileira no México, em 1970, marcou quatro gols.  

Maior goleada do Mineirão

No jogo que registra a maior goleada da história do Gigante da Pampulha, outro cruzeirense, o atacante Mauro, fez o seu nome a marcar quatro gols em uma mesma partida. Em 1980 o Cruzeiro venceu o Flamengo de Varginha por 11 a 0, em jogo do Campeonato Mineiro. 

O surpreendente Fenômeno

Um dos maiores atacantes da história do futebol brasileiro ganhou o mundo da bola vestindo a camisa celeste. Ronaldinho, depois Ronaldo “Fenômeno”, fez quatro gols em uma vitória antológica sobre o Bahia, no Campeonato Brasileiro de 1993. Naquela ocasião, um dos gols ficou na memória dos brasileiros, já que o goleiro uruguaio Rodolfo Rodriguez após fazer a defesa, soltou a bola no gramado, mas não viu a presença de Ronaldinho. Como um raio, o atacante roubou-lhe a redonda e fez um dos quatro gols. 

Xodó do torcedor

Um dos grandes ídolos da história recente do Cruzeiro, o quinto jogador com mais gols pelo clube, Marcelo Ramos, também está no hall de atletas que marcaram quatro gols em um jogo no Mineirão. O centroavante deixou sua marca na vitória por 5 a 3 sobre o Botafogo, no Brasileirão de 1995, que terminaria com o Fogão como campeão (bateu o Santos). 

Atacante da capoeira

Alex Alves, o “baiano arretado”, também está na seleta lista de cruzeirenses com quatro gols em uma única partida no Mineirão. Ele balançou as redes na vitória por 5 a 2 contra o Paraná, no Brasileirão de 1999. 

Marcado pelas comemorações com um golpe de capoeira, Alex Alves morreu em 2012, vítima de Leucemia. 

O prodígio

Atualmente no Atlético, Fred, revelado pelo América, teve passagem marcante pelo Cruzeiro. Em 2005, contra o Sergipe, em duelo da Copa do Brasil que terminou com o placar em 7 a 0 para a Raposa, o atacante fez quatro gols. 

Fred se tornou naquele ano, artilheiro do mata-mata com 14 gols. Marca que, há quase 12 anos, ainda não foi superada. 

Artilheiros dos quatro gols em um mesmo jogo pelo Cruzeiro no Mineirão

1965 - Marco Antônio, na vitória contra o Guarani de Divinópolis por 7 a 1, no Campeonato Mineiro
1966 - Marco Antônio, na vitória contra o Belenenses-POR por 5 a 2, no quadrangular internacional
1966 - Dirceu Lopes, na vitória contra o Formiga por 7 a 0, no Campeonato Mineiro 
1966 - Tostão, na vitória contra o Nacional de Uberaba por 9 a 0, no Campeonato Mineiro
1968 - Tostão, na vitória contra o Independente de Uberaba por 10 a 0, no Campeonato Mineiro 
1970 - Tostão, na vitória contra o Tupi por 5 a 0, no Campeonato Mineiro
1976 - Jairzinho, na vitória contra o Alianza por 7 a 1, na Copa Libertadores da América
1980 - Mauro, na vitória contra o Flamengo de Varginha por 11 a 0, no Campeonato Mineiro
1993 - Ronaldo, na vitória contra o Bahia por 6 a 0, no Campeonato Brasileiro 
1995 - Marcelo Ramos, na vitória contra o Botafogo por 5 a 3, no Campeonato Brasileiro
1999 - Alex Alves, na vitória contra o Paraná por 5 a 2, no Campeonato Brasileiro 
2005 - Fred, na vitória contra o Sergipe por 7 a 0, na Copa do Brasil
2015 - Willian, na vitória contra o Figueirense por 5 a 1, no Campeonato Brasileiro

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por