Com seleção em Teresópolis, clima de Copa do Mundo ainda não chegou à cidade

Estadão Conteúdo
23/05/2018 às 08:31.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:13
 (Lucas Figueiredo/CBF)

(Lucas Figueiredo/CBF)

A tradicional sensação sentida a cada quatro anos de que "a Copa começou" quando a seleção brasileira se concentra em Teresópolis, desta vez não parece se aplicar à cidade da serra fluminense. Quem circula pelas ruas quase não vê nenhuma alusão à presença da seleção ou mesmo ao Mundial. As raras exceções são bandeiras do Brasil em uma ou outra vitrine no centro. Não há bloqueios nas ruas ou reforço de policiamento.

Torcedores no acesso à Granja Comary também é algo incomum de se ver - bem diferente do que aconteceu há quatro anos. Durante o dia, um ou outro aparece com a camisa da seleção. Às vezes, surge uma família. Todos, porém, são barrados antes que consigam vislumbrar ao longe um dos gramados do CT do Brasil. A seleção brasileira parece enclausurada nas montanhas do Estado do Rio de Janeiro.

Este ano, os moradores de Teresópolis acabaram privados até mesmo do tradicional apoio dado da rua no momento da passagem do ônibus da seleção. Isso porque quase a totalidade do elenco que está na cidade chegou à Granja Comary de helicóptero - que pousou a uma distância segura inclusive dos repórteres que acompanham a seleção. "Alguns atletas levariam 19 horas para chegar aqui, então eu pensei em possibilidades para encurtar isso e optamos pelo helicóptero", argumentou o coordenador de seleções, Edu Gaspar.

Os moradores do condomínio que circunda o centro de treinamentos também não conseguem ver a movimentação. De um lado, um muro com placas de metal foi instalado. Do outro, a distância para o campo é de 30 metros e uma pequena arquibancada destinada a convidados deixa a vista encoberta.

A comissão técnica alega que precisa de privacidade para se preparar para a Copa e descarta com veemência que esteja longe de seu torcedor. Como prova disso, um treino deverá ser aberto ao público antes de o grupo deixar a Granja Comary, neste sábado. Com isso, a tradicional sensação de que o Mundial para o Brasil começa em Teresópolis talvez se confirme.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por