O Atlético começa nesta quarta-feira a trajetória na Libertadores 2017 na estreia contra o Godoy Cruz, na Argentina, às 19h30. Para ir em busca do bicampeonato no torneio, o Galo formulou uma equipe com bastante experiência, não só na competição continental. Dos 30 inscritos da equipe mineira, 11 jogadores tem mais de 30 anos, uma marca recorde interna, nas cinco participações seguidas do alvinegro, desde 2013.

Quando ergueu o troféu há cinco temporadas, o Atlético reunia jogadores já veteranos como Leonardo Silva e Gilberto Silva (então com 36 anos) e tinha 10 jogadores acima dos 30 anos. Léo permanece no elenco preto e branco, hoje ostentando 37 anos, a braçadeira de capitão e a reverência da torcida. Em 2013, Ronaldinho tinha 33 anos e contava com a proteção de Leandro Donizete (30), Pierre (31) e Josué (33). Agora, Robinho é quem tem 33 anos, e conta com Elias (31) e Fábio Santos (31) na retaguarda, além do companheirismo ofensivo de Fred (33).

O Galo jamais inscreveu tantos jogadores das categorias de base na Libertadores como agora. O volante Ralph, por exemplo, comemorou o 19º aniversário apenas na terça-feira (7), véspera da partida em Mendoza. O goleiro Cleiton, o quarto da posição inscrito pelo Atlético, também tem 19 anos. 

É uma contrapartida para a bagagem que outros atletas na reserva trazem. Rafael Moura também tem 33 anos. O goleiro Giovanni, titular momentaneamente até a recuperação de Victor, completou 30 anos em fevereiro. Já o "santo" está com 34 anos, em fase final da recuperação na lesão do ombro. Na defesa alvinegra, Felipe Santana fará 31 anos neste mês ainda. E no DM está Maicosuel, fará 31 em junho. Contratado recentemente, mas já inscrito na Libertadores, o volante Adilson é outro elemento com mais de três décadas de vida.

Se o Galo passar para as oitavas de final, o clube dos 30 poderá ganhar o reforço de Roger Bernardo, que fará 32 anos em agosto. O jogador do Ingolstadt tem pré-contrato com o Atlético e só poderá participar da Libertadores 2017 caso o alvinegro passe das fases de grupos.

Clube dos 30 no Galo
2013 - Léo Silva, Pierre, Junior Cesar, Leandro Donizete, Ronaldinho, Araújo, Gilberto Silva, Alecsandro, Richarlyson e Josué
2014 - Victor, Léo Silva, Pierre, Josué, Ronaldinho e Leandro Donizete
2015 - Victor, Léo Silva, Emerson Silva, Pierre, Josué, Leandro Donizete e Dátolo
2016 - Victor, Léo Silva, Edcarlos, Leandro Donizete, Dátolo, Robinho e Lauro
2017 - Victor, Giovanni, Léo Silva, Fabio Santos, Elias, Robinho, Fred, Rafael Moura, Felipe Santana, Maicosuel, Adilson