Começa a temporada da velocidade em Minas: Curvelo recebe Estadual de Marcas e F-Vee

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
01/03/2017 às 20:14.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:46

Pergunte a qualquer piloto de corrida e a resposta será a mesma: não há nada mais angustiante do que a espera pela hora de acelerar. Tanto mais entre uma temporada e outra. Em se tratando dos mineiros, a ansiedade está próxima do fim. No sábado e no domingo, o Circuito dos Cristais, em Curvelo (a 170 quilômetros de Belo Horizonte) recebe a primeira etapa do Estadual de Marcas e Pilotos, em conjunto com a primeira etapa do Centro-Oeste/Minas de F-Vee, prova que vai homenagear Cristiano da Matta.

Em relação ao ano passado, a competição passou por mudanças. Carros e motos vão acelerar em eventos separados – para as quatro rodas serão cinco etapas, enquanto as duas rodas ganham o asfalto nas quatro etapas do GP Gerais, a partir de 7 de maio. A organização do Marcas (carros de produção com motores até 1.600cc e pneus radiais de rua)passa a ficar a cargo da equipe já responsável pelo Centro-Oeste da categoria, o que favorece a presença dos pilotos de Goiânia e Brasília. Mais uma vez os 25 carros esperados serão divididos em três categorias, de acordo com o nível dos pilotos: Super, Light e Novatos.

E o favoritismo é de um piloto da casa, Gustavo Mascarenhas, que levou o Fiat Uno 87 da equipe Fast Racing ao título no ano passado. Com o equipamento cada vez mais acertado para os 4.420m do traçado, ele é o nome a ser batido.

Não faltam, no entanto, candidatos a tirá-lo do topo do pódio, a começar pelos companheiros de equipe Thiago Tambasco e Flávio Costa, pelo ex-campeão mineiro Wilton Pena e pelos irmãos Wanderson e Leandro Freitas, além dos brasilienses Fernando Dalabona e Renato Constantino. O sistema de disputa foi mantido em relação ao ano passado, com duas baterias por etapa, sendo a primeira no sábado e a segunda no domingo (o grid da segunda prova terá os seis primeiros lugares da véspera invertidos, com o vencedor saindo em sexto, para aumentar o equilíbrio e a emoção).

Homenagem
A primeira corrida de monopostos em território mineiro terá um padrinho especial e um homenageado mais do que justo. O GP terá o nome de Cristiano da Matta, que não chegou a correr na F-Vee, mas sabe bem a importância das categorias de formação para o percurso que o levou do kart à Fórmula Indy (em que foi campeão em 2002) e à Fórmula 1 (pontuou em 2003 e 2004, com a Toyota).

Fora da pista, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da categoria – que se vale de um chassi tubular em aço sem asas, pneus de rua e motor 1.600cc de VW Fox para manter os custos acessíveis –, é Wilsinho Fittipaldi, que também chegou à F-1 e se vale de toda a sua experiência para ajudar a revelar novos talentos.

Ele e a também piloto Suzane Carvalho vão ministrar um curso e acompanhar treinos e corridas da F-Vee, que tem tudo para conquistar espaço e se tornar presença fixa na programação – um carro novo, pronto para acelerar, custa em torno de R$ 40 mil, com manutenção simples e barata.

Também haverá espaço para demonstrações de drift e o Track experience, que é a chance de acelerar modelos de rua e esportivos com segurança num asfalto impecável e com amplas áreas de escape.

Saiba mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por