Começa nesta terça (17), no Rio de Janeiro, o Troféu Brasil – Maria Lenk, campeonato mais importante do calendário naciona de nataçãol. Na edição deste ano, o torneio será seletivo para outras três grandes disputas internacionais: o Pan-Pacífico, o Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos e os Jogos Olímpicos da Juventude.

Poderão se classificar para o Pan-Pacífico (9 a 13/8 - Japão) e para o Campeonato Sul-Americano (7 a 11/11 – Peru) atletas de todas as categorias, porém, aqueles que garantirem vaga no Pan-Pacífico não poderão disputar também o Sul-Americano. Já os Jogos da Juventude (6 a 18/10 – Argentina), serão para atletas nascidos entre 2000 e 2003.  

“O Maria Lenk está se tornando cada vez mais forte e competitivo, o que é muito bom. Os atletas, principalmente os mais novos, estão se dedicando mais à competição, por ser seletiva para vários campeonatos”, afirmou a jovem Camila Lins Mello, de 17 anos, um dos destaques da equipe do Minas Tênis Clube.

A nadadora também acredita que a equipe está preparada e irá buscar o seu décimo títlo - venceu as edições de 1987, 89/91/93/94/96/97, 2011 e 2013). “Nosso time começou o ano muito forte. Os novos atletas que chegaram já se adaptaram ao time e têm contribuído. Todos nós vamos para o Troféu Brasil com muita raça e com muita vontade de alcançar os objetivos”, salienta Camila.

O time minastenista conta com nomes importantes como o medalhista mundial Bruno Fratus, recém-contratado pelo clube, os olímpicos Henrique Martins, Miguel Valente, Felipe Lima e Kaio Márcio. Ao todo, 46 nadadores ão competir no campeonato nacional.