Começa o 'vestibular' de Sérgio Sette Câmara na Fórmula 2

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
12/04/2017 às 20:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:07

Não é exagero dizer que a Fórmula 2 (nome retomado pela FIA para a penúltima categoria na trajetória rumo à F-1) é um vestibular para seus pilotos. Afinal, ainda que nem sempre apenas o talento prevaleça ou o circo esteja em momento de entressafra nas equipes (são apenas 20 carros quando, na teoria, poderiam ser 26), brilhar no que até o ano passado era chamado de GP2 significa estar no foco de quem manda na principal categoria do esporte motor. Das 11 etapas, 10 serão disputadas como preliminares dos GPs (Jerez de la Frontera, na Espanha, é a exceção). Na pior das hipóteses, um bom desempenho é o passaporte para um futuro como profissional, sem depender da ajuda de patrocinadores e com a chance de disputar campeonatos de relevância mundial.

E o mineiro Sérgio Sette Câmara, único representante brasileiro no grid este ano, se preparou muito bem para o desafio, que começa neste fim de semana em Sakhir, no Barein. Depois de uma temporada marcada pela falta de sorte no Europeu de F-3, em que viu poles e perspectivas de vitória atrapalhadas por problemas mecânicos, o piloto de 18 anos volta a viver uma condição de menor pressão. Sabe que enfrentará adversários com experiência bem maior no comando dos Dallara Mecachrome de 612 cavalos e, acima de tudo, está numa equipe intermediária mas com boas perspectivas de crescimento, a holandesa MP Motorsport.

Além da maior potência, dos diferentes compostos de pneus e da presença de dispositivos como o DRS (asa traseira móvel), Serginho precisou se adaptar aos pitstops, que fará pela primeira vez. Ele andou pela primeira vez no novo equipamento no fim do ano passado, em Abu Dhabi e, neste ano, participou das duas sessões de treinos coletivos da categoria, em Barcelona e no palco da estreia. Procurou simular todas as condições (qualificação, corrida, pneus novos ou desgastados) para ter o mínimo de surpresas.

Espaço
"Me sinto pronto para o início da temporada. Sei que tenho muito a aprender, mas, vamos de cabeça erguida para mais um passo em minha carreira. O desafio inicial será de me preparar para as provas com apenas um treino livre de 45 minutos. Depois disso iremos para a tomada de tempos e as duas corridas. Quero muito conseguir meu espaço na categoria”, comentou.

Entre os principais destaques da pré-temporada estiveram, além do brasileiro, o francês Charles Leclerc e o italiano Antonio Fuoco, da equipe Prema; o holandês Nyck de Vries e o também italiano Luca Ghiotto.

 FERAS DO MOTOCROSS INVADEM ITABIRITO NO
FERIADO PARA SEGUNDA DO ESTADUAL

Itabirito é a segunda parada do Mineiro de Motocross, no sábado e domingo. Como na abertura, em Jeceaba, a expectativa é de que mais de 300 pilotos de todo o país briguem por posições na pista montada na localidade de Córrego do Bação. Além dos treinos e baterias nas 14 categorias (das 50cc, para os pequeninos à MX1, que reúne as principais feras), haverá show de freestyle com uma rampa no estilo das competições internacionais e manobras dos pilotos Ciro Oliveira e Rodrigão FMX e uma competição de Mountain Bike short track (pista curta) para pilotos convidados. O evento, que terá entrada franca e classificação livre, ocorrerá a partir das 8h, nos dois dias.

MINEIROS TÊM ESTREIA POSITIVA
NO CAMPEONATO DA EURO NASCAR

Os dois pilotos mineiros que disputam a Euro Nascar, campeonato europeu de Stock Cars com a chancela da série norte-americana, fizeram bonito na primeira etapa, em Valência (Espanha). No Circuito Ricardo Tormo, Felipe Rabello, com o Chevrolet SS da equipe italiana CAAL Racing conseguiu um quarto e um nono lugares na Elite 2, que teve ainda um nono lugar de Marconi Abreu. Rabello é o atual campeão mineiro de Marcas e Pilotos na categoria Light. No comando de um Toyota Camry da equipe RDV Competition, Abreu ainda disputou a Elite 1, contra alguns dos mais fortes pilotos do continente, somando um 12º e um 13º lugares. A próxima etapa do campeonato será disputada nos dias 10 e 11 de junho no tradicional circuito inglês de Brands Hatch e uma das provas ocorrerá no circuito oval de Venray, na Bélgica.

BONS PEGAS MOVIMENTAM O KART
NA PISTA DO RBC RACING, EM VESPASIANO

A segunda rodada dupla do Mineiro de Kart reuniu 58 pilotos na pista do RBC Racing, em Vespasiano, mais uma vez com bons pegas em todas as categorias. Apesar de vencer as duas provas na Cadete, Luca Neuenschwander teve de superar a resistência de Henrique Magioni e Gustavo de Luca. Matheus Sena foi quem mais pontuou na Mirim, ao somar uma vitória e um segundo lugar. Mauro Neuenschwander repetiu o feito do filho e dominou na Sprinter (que reúne Graduados/Novatos e Sênior), mesmo com grid invertido na segunda bateria. Antônio de Pádua foi o mais rápido na F-400 (karts quatro tempos de 400cc). Henrique Sena venceu a corrida que marcou a formatura de mais uma turma do projeto Piloto do Futuro e, na Super Indoor, Lincoln Luiz ficou em primeiro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por