Conheça a história dos confrontos do Brasil contra Suíça e Costa Rica em Copas

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
01/12/2017 às 16:19.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:59
 (Reprodução)

(Reprodução)

Das três equipes que o Brasil encara no Grupo E da Copa da Rússia, a Sérvia é a única que a Seleção nunca enfrentou num Mundial. Suíça, adversária da estreia, dia 17 de junho, às 15h (de Brasília), em Rotov-on-Don, e Costa Rica, contra quem o time de Tite joga na segunda rodada, em 22 de junho, às 9h (de Brasília), em São Petersburgo, já pegaram a equipe Canarinho em edições anteriores, sempre na fase de grupos.

Confira os jogos do Brasil contra essas duas rivais na primeira fase da Copa da Rússia e curiosidades relativas a esses confrontos:

BRASIL X SUÍÇA – COPA DO MUNDO

DATA

PLACAR

LOCAL

GOLS

FASE

28/6/1950

Brasil 2 x 2 Suíça

Pacaembu

Alfredo e Baltazar (B); Fatton/2 (S)

Grupos

PRIMEIRA DEPRESSÃO
O Maracanazzo é um dos maiores traumas da história do futebol brasileiro, mas antes daquela derrota para o Uruguai, na partida que decidiu a Copa de 1950, o Brasil viveu outro momento de depressão, ainda na fase de grupos. E foi justamente após o 2 a 2 com a Suíça, no Pacaembu, pela segunda rodada, após estrear fazendo 4 a 0 no México. O medo de eliminação ainda na primeira fase passou a ser real, pois a Iugoslávia, adversária na última rodada, tinha vencido suas duas partidas (3 a 0 na Suíça e 4 a 1 no México) e jogaria pelo empate, no Maracanã. Mas a Seleção fez 2 a 0 e avançou ao quadrangular final.

BRASIL X COSTA RICA – COPA DO MUNDO

DATA

PLACAR

LOCAL

GOLS

FASE

16/6/1990

Brasil 1 x 0 Costa Rica

Turim

Müller

Grupos

13/6/2002

Brasil 5 x 2 Costa Rica

Suwon

Ronaldo/2, Edmilson, Rivaldo e Júnior (B); Wanchope e Ronald Gómez (CC)

Grupos

BRASILEÑO PELA FRENTE
Nas duas partidas contra a Costa Rica, pela Copa do Mundo, a Seleção teve pela frente o brasileiro Alexandre Guimarães, naturalizado costariquenho. Em 1990, ele era jogador e entrou em campo aos 33 minutos do segundo tempo, no lugar de Juan Cayasso. Em 2002, ele era o treinador da seleção de Costa Rica, que foi eliminada ainda na primeira fase, no Grupo C, por causa do saldo de gols numa disputa com a Turquia. Atualmente ele trabalha no futebol indiano.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por