MULTICAMPEÃO

Conheça Carlo Ancelotti, principal alvo da CBF para comandar a Seleção Brasileira

Alecsander Heinrick
esportes@hojeemdia.com.br
04/05/2023 às 15:05.
Atualizado em 04/05/2023 às 16:17
Cotado para treinar o Brasil, Ancelotti é amado pelos brasileiros. Na foto, celebra títulos ao lado de Vinir Jr. Rodrygo e Militão (Divulgação/ Real Madrid)

Cotado para treinar o Brasil, Ancelotti é amado pelos brasileiros. Na foto, celebra títulos ao lado de Vinir Jr. Rodrygo e Militão (Divulgação/ Real Madrid)

Como jogador

Antes de ser treinador, Carlo Ancelotti foi um grande jogador de futebol. Ele iniciou a carreira em 1976, no Parma, da Itália, seu país natal, mas ganhou notoriedade mesmo quando chegou na Roma, em 1979, ficando no clube da capital por quase 10 anos. Ele conquistou um título italiano, atuando ao lado dos brasileiros Falcão e Cerezo, e quatro copas da Itália. Em 87, se transferiu ao Milan, onde conquistou mais um título italiano e duas Champions League. 

Ancelotti encerrou a carreira nos gramados em 1992 como um grande nome no país da bota. Além dos títulos por dois dos principais clubes do país, ele também atuou pela Seleção Italiana, jogando as Copas de 1986 e 1990.

Como treinador

No fim de sua carreira, Ancelotti sofreu com lesões no joelho e foi chamado pelo seu treinador no Milan, Arrigo Sacchi, para ser auxiliar dele na Seleção Italiana. Assim começou a trajetória dele fora de campo, mesmo ainda sendo jogador. Em 1995, começou oficialmente sua carreira como treinador no Reggiana, da segunda divisão italiana, levando o time para a elite nacional logo em seu primeiro ano. No ano seguinte, se mudou para o Parma, seu primeiro time como jogador. Por lá, levou o time ao vice-campeonato nacional em seu primeiro ano.

Em 1999, chegou à Juventus para seu primeiro trabalho em um gigante italiano. Ele foi vice-campeão nos dois anos que comandou o time, perdendo o título por apenas um e dois pontos, respectivamente. Mesmo com o bom desempenho, a falta de título pesou e ele foi mandado embora. Ancelotti então foi contratado pelo Milan, em 2001, iniciando seu primeiro trabalho de enorme sucesso, que durou até 2009. Nesse período, venceu um campeonato italiano, uma Copa Itália, duas Champions League, duas SuperCopas Europeias e um Mundial de Clubes. Ele deixou o clube em maio de 2009, como o segundo treinador com mais jogos.

Após deixar o Milan, Ancelotti viveu grandes momentos fora da Itália. Ele treinou o Chelsea (2009-11), conquistando a Premier League e duas copas nacionais e o PSG (2011-13), conquistando a Ligue 1. Depois da aventura na França, chegou ao Real Madrid (2013-15) para sua primeira passagem, conquistando mais uma Champions League na carreira, sendo essa a 10ª da história do time espanhol, algo que era sonhado por eles há mais de 10 anos. Ele também conquistou uma Copa do Rei, uma Supercopa Europeia e um Mundial de Clubes.

Saindo do Real, chegou ao Bayern de Munique (2016-18), onde também foi campeão nacional. Por lá, venceu também duas copas da Alemanha. Depois do Bayern, ele teve dois trabalhos em equipes de menor expressão no continente: Napoli (18/19) e Everton (2019-21). Na época, todos pensavam que ele estava em decadência na carreira, e o anúncio dele retornando ao Real Madrid em 2021 pegou todos de surpresa. Ancelotti provou que todos estavam errados e conquistou uma La Liga, uma Champions, um Mundial, e duas Supercopas pelo time espanhol.

Amado por brasileiros

Durante sua carreira como treinador, Ancelotti trabalhou com inúmeros jogadores brasileiros, sendo elogiado por praticamente todos. A maioria deles, que já se aposentou, faz coro junto a CBF por sua contratação. Quem ainda está com ele, como Vini Jr., Militão e Rodrygo, também já falaram sobre querer ele na Seleção.

Ancelotti trabalhou com grandes nomes do Brasil como: Ronaldo, Dida, Cafu, Serginho, Kaká, Belletti, Thiago Silva, Douglas Costa, Marcelo e Casemiro. Além disso, é conhecido por saber lidar muito bem com elencos estrelados, o que deve encontrar no comando da Seleção Brasileira, caso aceite o desafio.

Kaká é "cria" de Ancelotti e sempre demonstra muito apreço pelo treinador. Ele é um dos que faz "lobby" pelo tialiano no comando da Seleção (Divulgação/Redes Sociais)

Kaká é "cria" de Ancelotti e sempre demonstra muito apreço pelo treinador. Ele é um dos que faz "lobby" pelo tialiano no comando da Seleção (Divulgação/Redes Sociais)

Papa títulos

Ao todo, Carlo Ancelotti tem mais de 25 títulos na carreira como treinador. Ele é o único da história a conquistar o título nacional das cinco principais ligas europeias: Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha e França. Além de ser o maior vencedor da Champions League (4 títulos).

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por