Conmebol elimina Chape e Lanús tem chance 'remota' de ultrapassar Atlético na Libertadores

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
23/05/2017 às 16:39.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:41

A Conmebol formolizou o julgamento da escalação irregular do zagueiro Luiz Otávio pela Chapecoense na Libertadores, contra o Lanús. E o time de Santa Catarina será penalizado pela utilização indevida do jogador. Com isso, o duelo da rodada anterior do grupo 7, antes 2 a 1 para a Chape, terá o resultado modificado de 3 a 0 para o time da Argentina.

Nesta reformulação, o Lanús se classifica automaticamente para as oitavas de final da Libertadores, com a Chapecoense eliminada do torneio, brigando agora por vaga na Sul-Americana. A equipe da Grande Buenos Aires, além disso, tem chance de fazer uma das melhores campanhas entre os primeiros colocados e até ultrapassar o Atlético, que ocupa a melhor colocação no momento.

Porém, os "Granates" precisariam de um resultado improvável nesta terça-feira (23), diante do Nacional, no Uruguai. Teriam de vencer os concorrentes uruguaios por 3 a 0 e, assim, fazer 13 pontos e +12 de saldo de gols, superando o Galo no segundo critério de desempate. 

O Lanús tinha 10 gols marcados e 5 sofridos antes da reformulação do placar. Agora, possuem 12 gols pró e 3 gols contra, com um saldo de +9. O Nacional entra na última rodada com 8 pontos, brigando para ser 1º lugar do grupo 7.

O Atlético já garantiu a sexta melhor colocação entre os primeiros colocados. Não entra mais em campo e seca principalmente o River Plate. Os Millonarios são os reais candidatos a desbancar a melhor campanha da primeira fase pertencente ao Galo, precisando apenas de um empate. Palmeiras, Grêmio, Guaraní-PAR, Barcelona de Guayaquil e Botafogo são os outros concorrentes do Galo. Sendo que Barcelona e Bota são do mesmo grupo; Grêmio e Guarani, idem.

QUEM AINDA PODE PASSAR O GALO E O QUE DEVEM FAZER:

Barcelona de Guayaquil-EQU 
Pontos: 10
Jogos a fazer: Atlético Nacional-COL, fora
Pontuação máxima: 13
Saldo de gols: +2
Gols marcados: 7
Gols marcados como visitante: 4
Resumo: Tem 10 pontos e pode fazer os mesmos 13 do Atlético se vencer o Atlético Nacional (eliminado) na Colômbia. Com apenas 2 gols positivos de saldo, teria de fazer, por exemplo, 10 a 0 nos colombianos para passar o Galo no primeiro critério de saldo de gols. Virtualmente, não passará o Atlético. 

Botafogo 
Pontos: 10 pontos
Jogos a fazer: Estudiantes, fora
Pontuação máxima: 13
Saldo de gols: +2
Gols marcados: 6
Gols marcados como visitante: 3
Resumo: Praticamente a mesma situação do Barcelona. Pode chegar aos 13 pontos do Galo se vencer o Estudiantes e ultrapassar o Barcelona para terminar em 1º lugar no grupo. Encara o Estudiantes na Argentina e precisaria vencer por 10 gols de diferença para ficar na frente do Atlético, superando o Galo no saldo de gols. 

River Plate-ARG 
Pontos: 13
Jogos a fazer: Independiente Medellín, em casa
Pontuação máxima: 16
Saldo de gols: +6
Gols marcados: 13
Gols marcados como visitante: 8
Resumo: É o único time que pode fazer mais do que os 13 pontos do Atlético no fim da fase de grupos. Ultrapassará o Atlético caso não seja derrotado em casa diante do Independiente Medellín. Qualquer resultado de derrota o deixará atrás do Galo na lista dos primeiros colocados.

Palmeiras 
Pontos: 10
Jogos a fazer: Atlético de Tucumán, em casa
Pontuação máxima: 13
Saldo de gols: +2
Gols marcados: 10
Gols marcados como visitante: 6
Resumo: Tem 10 pontos e um jogo a fazer. Pode chegar 13 pontos do Galo. Teria de vencer o Atlético de Tucumán, na última rodada, em casa, por 9 gols de diferença, para igualar o saldo do Galo (+2 x +11). Automaticamente, superaria o ataque do Galo (10 x 17). Tem os mesmos gols fora do Galo (6x6) e está atrás no Ranking da Conmebol.

Lanús
Pontos: 10
Jogos a fazer: Nacional-URU, fora
Pontuação máxima: 13
Saldo de gols: +9
Gols marcados: 12
Gols marcados como visitante: 4
Resumo: Tem 10 pontos e um jogo a fazer. Pode chegar aos 13 pontos do Galo. Enfrenta o Nacional-URU fora de casa. Com saldo de +9, teria de vencer os uruguaios por três gols de diferença, superando o Atlético no saldo de gols (+12x+11)

Grêmio 
Pontos: 10
Jogos a fazer: Zamora, em casa
Pontuação máxima: 13
Saldo de gols: +5
Gols marcados: 11
Gols marcados como visitante: 4
Resumo: Tem 10 pontos e um jogo a fazer. Pode chegar aos 13 pontos do Galo. Enfrenta o Zamora em casa. Com saldo de +5, teria de vencer os venezuelanos marcando sete gols ou mais e manter uma diferença de gols de seis. Assim, poderia empatar em saldo com o Galo (+11) e, automaticamente, teria mais gosl totais que o alvinegro, que tem 17. O Imortal Tricolor não pode superar o Atlético nos gols marcados fora de casa. 

Guaraní-PAR
Pontos: 10
Jogos a fazer: Deportivo Iquique
Pontuação máxima: 13
Saldo de gols: +2
Gols marcados: 9
Gols marcados como visitante: 5
Resumo: Tem 10 pontos e um jogo a fazer. Pode chegar aos 13 pontos do Galo. Enfrenta o Deportivo Iquique em casa e precisa ultrapassar o Grêmio para ficar em 1º do grupo. Precisa fazer mais 9 gols de saldo para igualar o Atlético e, automaticamente, vencer o Galo no critério de gols totais marcados (18x17).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por