Convencer e evitar 'Disque-Givanildo' é missão de Enderson Moreira na Série B do Brasileirão

Henrique André
hcarmo@hojeemdia.com.br
11/05/2017 às 19:39.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:31

Vencer, convencer e levar o América de volta à Série A do Campeonato Brasileiro é a missão de Enderson Moreira na Série B, que começa às 21h30, desta sexta-feira (12), para o Coelho. Iniciando a trajetória na Arena Pernambuco, contra o Náutico, o treinador terá que driblar a cultura de demissões, tradicional no clube, para resistir às 38 rodadas.

No ano passado, apenas durante o Brasileirão, três treinadores passaram pelo CT Lanna Drummond, o último o próprio Enderson. Givanildo Oliveira, campeão mineiro, resistiu até a quinta rodada; o português Sérgio Vieira, aposta mal-sucedida, durou 43 dias na função.

Velho conhecido no clube, onde já havia trabalhado nas categorias de base, Enderson foi acionado em julho, quando o rebaixamento para a Série B já era evidente. 

Prestígio suspeito

Nesta temporada, o treinador seguiu prestigiado no cargo, mesmo com as eliminações do time nas semifinais do Mineiro e nas fases iniciais da Primeira Liga e da Copa do Brasil.

Caso a equipe não convença nas primeiras rodadas da Série B, ninguém ficará surpreso se a tradicional “dança da cadeira” voltar à tona no alviverde. O contrato de Enderson Moreira com o América vai até 30 de junho. A Série B, até o final de novembro.

Em caso de êxito, porém, o belo-horizontino, de 45 anos, pode evitar que Givanildo Oliveira, atualmente no Ceará, volte a ser a solução do América para retornar à elite do Brasileirão.

Oliveira, de 68 anos, foi o responsável pelas subidas do Coelho em 1997 e 2015. 

Quase pronto

Já em Recife para a estreia na Segundona, o time americano está quase definido para o duelo contra o Timbu. Os onze que entrarão em campo, contudo, seguem guardados a sete chaves por Enderson Moreira. 

“Perdemos o Auro (lateral), que passou por cirurgia, mas a estrutura da equipe permanece. Também temos a dúvida do Hugo Almeida, que sofreu uma entorse no tornozelo e vamos esperar até o último instante”, comentou o treinador, ainda em Minas.

O zagueiro Lima e os atacante Luan e Bill, contratados recentemente pelo clube, ainda não foram regularizados e não estreiam.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por