Copa do Brasil: sorteio pode deixar Atlético 'sem data' e forçar novo dia contra San Lorenzo

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
18/04/2018 às 19:25.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:24
 (Reprodução/CBTV)

(Reprodução/CBTV)

Classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil, ao eliminar o Ferroviário na última quarta-feira (18), o Atlético conhecerá o próximo adversário do torneio nesta sexta-feira (20), em sorteio realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro. E pelo 'encavalamento' de datas pré-Copa do Mundo, o jogo contra o San Lorenzo, da Argentina, pela primeira fase da Copa Sul-Americana, pode ser remarcado.

Necessariamente, o rival do Galo na Copa do Braisl será um dos oito brasileiros que se classificaram para a Copa Libertadores - Grêmio, Corinthians, Cruzeiro, Santos, Palmeiras, Vasco, Flamengo e Chapecoense. E haverá um confronto de datas se o escolhido para enfrentar o Atlético for qualquer equipe que não seja a Chape, eliminada ainda na primeira fase da principal competição sul-americana de clubes.

No calendário do futebol brasileiro em 2018 elaborado pela CBF foram reservadas cinco 'datas-base' para a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil, sendo uma em abril (25) e quatro em maio (2, 9, 16 e 23). 

Não há espaço no calendário para adiamento de jogos da Copa do Brasil além da última data reservada (23/5), pois todas elas estão ocupadas por rodadas do Brasileirão 2018 até o início da Copa do Mundo (14/6)

Entretanto, todos os time da Libertadores - tirando a Chapecoense - só têm duas datas disponíveis para enfrentar o Atlético, e ao menos uma delas é sempre em 9 de maio, um dia depois de o Galo enfrenta o San Lorenzo pela Sul-Americana, no Independência, em Belo Horizonte, no dia 8 de maio, uma terça-feira, às 21h45.

Hipoteticamente analisando, se o alvinegro mineiro for sorteado para enfrentar o arquirrival Cruzeiro (é de 12,5% a probabilidade disso acontecer), existem apenas dois dias para a Raposa jogar as oitavas da Copa do Brasil: 9 e 16 de maio. Nas outras datas, o time celeste terá compromissos pela Libertadores. O problema é que em 9 de maio há o confronto de volta da Sul-Americana entre Atlético e San Lorenzo.

Caso seja o Flamengo o sorteado como rival do Atlético, o Mengão só teria o dia 2 de maio para encarar o Galo, pois não entrará em campo pela Libertadores. Porém, o jogo de volta teria de ser em 9 de maio, na semana em que o alvinegro recebe o San Lorenzo.

Assim sendo, se não for a Chapecoense o adversário do Atlético na Copa do Brasil, há o risco quase certeiro de a data do confronto contra o San Lorenzo ser modificada pela Conmebol, uma vez que a Libertadores tem preferência nas datas em detrimento das outras competições.

Uma solução seria levar o duelo de volta da Sul-Americana entre Galo e Cuervos para uma data na qual o rival do Atlético na Copa do Brasil (caso seja um time ainda ativo na Libertadores) também esteja em ação pelo torneio principal do continente.


Datas disponíveis para os times da Libertadores jogarem as oitavas da Copa do Brasil:

Cruzeiro: 9 de maio / 16 de maio
Grêmio: 25 de abril / 9 de maio
Corinthians: 25 de abril / 9 de maio
Palmeiras: 9 de maio / 23 de maio
Flamengo: 2 de maio / 9 de maio
Santos: 9 de maio / 16 de maio
Vasco: 9 de maio / 16 de maio
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por