Copinha: a expectativa de promessas mineiras na 'maior vitrine" do futebol de base do Brasil

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
02/01/2017 às 17:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:17

A Copa São Paulo de Futebol Júnior reinará sozinha nas próximas semanas em tempos de competições paradas para as equipes principais dos clubes. É a chance de observar o próximo craque que o Brasil revelará. Para os jogadores, é a maior vitrine do futebol de base. 

Em Minas, Atlético, América, Cruzeiro e Villa Nova serão os representantes de um torneio com 120 equipes, divididos por 30 grupos, que terá o pontapé inicial nesta terça-feira (3). A fase de grupos termina em sistema de turno único, com os dois melhores colocados classificados para os mata-matas.

GALO
O Atlético poderia ser considerado um franco favorito para o se classificar no Grupo 4. Mas entrará no torneio com uma equipe sub-17, comandada pelo técnico Ricardo Resende, futuro treinador do sub-20, que deve disputar a Florida Cup numa mescla com alguns jogadores do time principal.

Os adversário serão o Novorizontino, time da cidade-sede do grupo, o Novoperário-MS e o São Raimundo-RR. Para o Galinho sub-17, o desafio é enfrentar "gigantes" mais velhos e experientes. Mas nada que tome a expectativa de impressionar e se destacar diante de uma sede de vitórias e conquistas que a base do clube sente.

"Todo mundo sabe que a Copa São Paulo tem grande visibilidade. Vamos com o sub-17 e sabemos que será difícil. A expectativa e a ansiedade são grandes. Mas quando a bola rola, tudo isso fica para trás e só queremos focar em fazer um bom campeonato", disse o lateral-esquerdo Hélio Júnior, natural de Rondônia, há quase quatro anos no Galo. 

Tricampeão da competição, o Atlético não vence a Copinha desde 1983. Em 2016, o time foi eliminado do grupo 22, que tinha Desportiva Paraense, Araxá e River-PI.

CRUZEIRO
A Raposa só estreia na Copa São Paulo nesta quarta-feira (4), diante do River do Piauí, num grupo com Bragantino e União Mogi. O Cruzeiro quer repetir um feito de 10 anos atrás, quando ganhou pela primeira vez o torneio. Forte na base, o clube celeste já promoveu jogadores sub-20 para integrar os primeiros treinamentos da equipe profissional.

O time que irá para a Copinha carrega forte favoritismo para chegar longe na competição e ser aproveitado pelo time principal. É o desejo que alimenta o atacante Lucas Soares, que disputará pela primeira vez a Copa São Paulo.

"Todo ano, depois da Copa São Paulo, o Cruzeiro sempre costuma aproveitar pelo menos um jogador. Espero que seja eu após o torneio. O que não falta no Cruzeiro são exemplos. O próprio Mayke, o Lucas Silva, que foram destaques recentes do profissional após sucesso na Copinha", disse Lucas.

O Cruzeiro chegou à semifinal da edição 2016, perdendo para o Corinthians, que acabou como vice-campeão sendo derrotado pelo Flamengo. Além do título de 2007, a Raposa tem como campanhas de destaque o vice-campeonato de 1996 (perdeu para o América) e o vice de 2002, para a Portuguesa.

COELHO
Celeiro de grandes jogadores, o América sempre deu uma atenção especial às categorias de base. E a hora de brilhar com os olhos do Brasil todos voltados para a Copa São Paulo. Aumenta a expectativa, dobra a responsabilidade, mas também cresce as chances de alavancar carreiras e descobrir talentos do Lanna Drummond.

No ano passado, foi Matheusinho que chamou a atenção como principal jogador do Coelho semifinalista (poderia ter feito uma reedição da final de 1996, já que o Cruzeiro também alcançou as semifinais, mas ambos foram eliminados). 

Ex-companheiro de Matheusinho na base, o xará Matheus, meia da equipe Sub-20 do América, sabe que uma boa atuação na Copinha pode determinar o que será a carreira de uma potencial promessa.

"Expectativa que temos é muito grande, de poder participar novamente da Copa São Paulo, é a oportunidade para quem busca uma chance no time principal. E nós atletas buscamos sempre destacar em torneios como a Copa São Paulo, porque ela é muito visada não só pelas pessoas dentro dos clubes, ela pode abrir muitas portas para nós", afirma Matheus.

O Coelho, campeão em 1996, dividirá o grupo 5 com Ponte Preta, Marília e Atlético-BA. Estreia contra a Macaca amanhã, às 21h.

LEÃO
O Villa Nova é o quarto representante de Minas Gerais na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Terá que buscar uma vaga na fase eliminatória através do grupo 7, com Palmeiras, Ferroviária-SP e Paranoá.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por