Cormier derrota Miocic e chega a 2º título no UFC; Borrachinha e Assunção vencem

Estadão Conteúdo
08/07/2018 às 11:21.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:17
 (Sam Wasson / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)

(Sam Wasson / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)

Na luta principal do UFC 226, realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos, na madrugada deste domingo (8 - horário de Brasília), Daniel Cormier venceu Stipe Miocic por nocaute, no primeiro round. Vencedor do combate, o norte-americano, que já era o dono do título da divisão dos meio-pesados (até 92,9 kg), conquistou o cinturão dos pesos pesados (até 120,2 kg).

Cormier é só o segundo lutador na história do UFC que passou a acumular títulos em duas categorias diferentes. O primeiro havia sido Conor McGregor, mas o cinturão peso pena (até 70,3 kg) do irlandês foi retirado dele apenas 14 dias depois de ele se tornar campeão dos leves (até 70,3 kg). BJ Penn, Randy Couture e Georges Saint-Pierre também foram campeões em duas divisões diferentes, mas não de forma simultânea.

A luta

Confiante pela sequência de seis vitórias seguidas e três defesas de título dos pesados consecutivas, recorde no UFC nessa categoria, Miocic aproveitou a vantagem de altura e de envergadura para acuar o desafiante contra a grade e tentar conectar combinações de socos. Cormier buscou encaixar o clinch para conter o adversário, mas chegou a ter as costas pressionadas na parede do octógono e derrubado no chão após sofrer uma rasteira.

De pé, Cormier de novo foi empurrado contra a grade e sofreu com o controle de Miocic, que aproveitava a posição para golpear o oponente. O desafiante conseguiu quebrar o domínio, não sem antes sofrer uma joelhada no corpo, e seguiu em desvantagem no combate, agora nas trocas de socos, apesar de bons jabs conectados.

A partir da metade final do round, porém, Cormier passou a equilibrar a luta, graças a uma boa variedade de golpes. Ele conseguiu controlar as mãos de rival antes de desferir jabs e acertou um forte chute na perna. Miocic tentou responder com sequências de jab e direto, mas se colocou em risco por causa dos socos do desafiante na saídas dos clinches, causados pela aproximação dos lutadores.

A confiança de Cormier cresceu e ele acertou potente combinação de jab e direto. Depois, o combate foi paralisado por causa de uma dedada no olho do campeão dos pesados. A luta recomeçou franca e ambos os lutadores conectaram golpes potentes, mas Miocic foi quem caiu. O desafiante segurou a nuca do rival, que conseguiu quebrar o domínio, e acertou um soco com a mão direita na saída do clinch - atordoado, Miocic sofreu breve castigo até a arbitragem decretar o nocaute.

Depois do anuncio oficial da vitória e da entrevista de Cormier, o ex-campeão peso pesado do UFC Brock Lesnar entrou no octógono e empurrou o novo dono do título da categoria. Ambos trocaram provocações e é provável que essa luta seja marcada no futuro - Lesnar tem contrato com a organização de telecatch WWE, mas recebe autorizações para fazer combates pontuais no UFC.

Três brasileiros competiram no evento. Pela categoria dos leves, Gilbert Burns, o Durinho, foi nocauteado pelo neozelandês Dan Hooker, no primeiro round. Já Raphael Assunção, terceiro colocado no ranking dos galos do UFC (até 61,2 Kg), derrotou o norte-americano Rob Font, por decisão unânime dos juízes após três assaltos. Décimo colocado no ranking dos médios (até 83,9 Kg) Paulo Costa, o Borrachinha, também triunfou, com nocaute aplicado no jamaicano Uriah Hall, no segundo round.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por